Teori fatia principal inquérito da Lava Jato e inclui Lula em investigação

Lula durante depoimento de Dilma no Senado no processo de impeachment FOTO Pedro França:Agência SenadoBrasília (DF) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira (6) o fatiamento do principal inquérito da Operação Lava Jato em tramitação na corte, o chamado “quadrilhão”, que mira o núcleo político do suposto esquema de corrupção da Petrobras. Com a decisão, tomada após o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zavascki dividiu o procedimento em quatro inquéritos e incluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um deles, como já havia sido pleiteado pelo Ministério Público.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo desta sexta (7), com o fatiamento, será instaurada uma investigação sobre a atuação dos políticos do PT.

No parecer em que pede a separação dos casos, o procurador Rodrigo Janot afirma que políticos de diferentes partidos se organizaram em uma estrutura criminosa para desviar recursos da Petrobras e de outros órgãos da administração pública.

“Como destacado, alguns membros de determinadas agremiações organizaram-se internamente, valendo-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para cometimento de crimes contra a administração pública”, disse.

Segundo a reportagem, a PGR descreve, na peça, os políticos investigados como supostos integrantes de uma quadrilha organizada.

O inquérito mostra um “grupo criminoso organizado único, amplo e complexo, com uma miríade de atores que se interligam em uma estrutura com vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos, e outra em uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes”.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.