A cada dia a nossa agonia

Brasília- DF- Brasil- 07/04/2015- O juiz federal Sérgio Moro participa de apresentação de um conjunto de medidas contra a impunidade e pela efetividade da Justiça, na sede Associação dos Juízes Federais do Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Juiz Sérgio Moro participou do Primeiro Seminário Nacional sobre Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Não falou com a imprensa sobre a Operação Lava Jato, disse que legalmente não pode falar sobre casos abertos

O juiz Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, determinou na segunda-feira (26) a prisão temporária do ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antonio Palocci, e de seus ex-assessores, Branislav Kontic e Juscelino Dourado.

Na mesma ocasião Moro bloqueou R$ 128 milhões, o maior valor retido até agora na Operação Lava-Jato, das contas e bens dos três detidos e da conta da consultoria Projeto, de Palocci.

Essa dinheirama equivale ao que foi pago em propina pela Odebrecht ao PT, de 2008 a 2013, via Antonio Palocci apenas em quatro operações: a obtenção de contratos com a Petrobras relativamente a contratos com o pré-sal; a Medida Provisória (MP 460/2009) que concedia benefícios ao grupo Odebrecht, ainda em vigor; negócios envolvendo o programa de desenvolvimento de submarino nuclear (Prosub) e, finalmente, o financiamento do BNDES para obras a serem realizadas em Angola.

Resta ainda um saldo de R$ 70 milhões a ser investigado, que não entrou na conta destes R$ 128 milhões, já congelados. É tanto dinheiro que fica difícil para as pessoas normais, aquelas que passarão suas vidas inteiras sem chegar perto de um montante parecido, sequer imaginar sua dimensão.

Pensando nisso, o jornal O Estado de S.Paulo lançou um aplicativo que mostra o que deixou de ser feito com esse valor que é nosso, porque dinheiro desviado por corrupção sai dos nossos impostos, pagos com o trabalho dos brasileiros.

Agora você vai saber que, apenas na operação de segunda-feira, batizada de Omertà – a lei do silêncio da Máfia italiana -,  com o dinheiro da propina seria possível:

– Construir 2.560 casas populares ou,

– Comprar 1.553 ambulâncias, quantidade suficiente para equipar 776 hospitais de porte médio com duas unidades cada, quantidade considerada ideal pelo Ministério da Saúde, ou,

– Comprar 248.062 caminhões-pipa, suficientes para distribuir 62.015 unidades cada, para para socorrer os quatro estados mais atingidos pela seca – PB,PE,CE e RN, ou,

– Fornecer 57.657.657 merendas escolares – quantidade que daria para abastecer os 27 estados da Federação com 2.135.468 merendas para cada um, quantidade suficiente para fornecer lanche para 8.898 alunos durante um ano inteiro, ou,

– Construir 2.879 quadras poliesportivas ou,

– Comprar 643.216 doses de Tamiflus, o remédio mais eficaz contra a gripe H1N1 ou,

– Fornecer à população 1.066.666 doses de vacinas contra a gripe H1N1 ou,

– Entregar à Polícia 2.496 viaturas novas que ajudem a controlar a insegurança crescente.

Porque é isso o que a corrupção faz; retira da população serviços básicos a que ela tem direito. E foi isso o que aconteceu nesses 13 anos e 4 meses de desgoverno, como estamos descobrindo agora, a cada semana, em certos casos, a cada dia. É preciso estar atento, para que esse pesadelo não volte a dominar o Brasil e destruir nossos sonhos.

*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo