Notícias

Cármen Lúcia, um olhar atento para as causas femininas na presidência do STF

Brasília - O presidente Michel Temer cumprimenta a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante a cerimônia de posse (Wilson Dias/Agência Brasil)

978506-02102015-_dsc1857Esta segunda-feira (12) é mais um marco para as mulheres brasileiras. Após a nomeação de Grace Mendonça para a AGU, toma posse hoje como presidente do Supremo Tribunal Federal a ministra Cármen Lúcia, em cerimônia discreta, em que apenas o Hino Nacional será cantado por Caetano Veloso.

Embora não seja a primeira mulher a presidir o STF, honra que coube à ex-ministra Ellen Gracie, Cármen Lúcia assume a presidência com a pauta cheia de matérias de interesse das mulheres, tais como: se as mulheres têm direito a uma pausa de 15 minutos antes das horas extras. A ministra defende o fim dos partos dentro dos presídios e já pediu urgência às autoridades na prestação de informações sobre o processo que discute o aborto para mulheres infectadas pelo vírus da zika.

Discreta, austera e sensível aos problemas sociais femininos, durante tanto tempo colocados em segundo lugar no mundo jurídico brasileiro, a presença da ministra Cármen Lúcia traz alento e otimismo às brasileiras. Boa sorte, presidente!