AgendaNotícias

Márcia defende zona Norte como novo polo de desenvolvimento em Natal

Márcia-debate-Band-FOTO assessoriaA candidata à prefeitura de Natal Márcia Maia (PSDB-RN) defendeu, na noite desta quinta-feira (1º), em debate promovido pela Band Natal, a transformação da zona Norte um novo polo de desenvolvimento da capital. Ao realizar visitas diárias à região em sua agenda de campanha, a tucana tem visto de perto as potencialidades econômicas e sociais da área, além dos problemas e dificuldades enfrentados pela população.

“Quase 40% da população de Natal vive na Zona Norte e está claro para nós que é uma região que precisa se desenvolver. Em gestões passadas conseguimos encurtar a distância geográfica com a ponte Newton Navarro, agora iremos diminuir as distâncias sociais. É um desejo nosso e das pessoas que temos ouvido de tornar a região um novo polo de desenvolvimento de Natal”, destacou.

Entre as propostas que tem para a região, Márcia destacou a continuidade do saneamento básico para áreas ainda não beneficiadas, revisão e atualização do Plano Diretor, bem como a atração de investimentos para a região da cidade. “Temos um carinho especial pela Zona Norte, temos ido quase que diariamente à região, conversado com a população, empresários, comerciantes. Nosso principal interesse é este: dialogar com todos os atores para juntos e alinhados buscarmos esse desenvolvimento”, acrescentou.

A candidata aproveitou seu tempo no debate para reforçar sua experiência exitosa como gestora e deputada estadual. “Temos referências positivas em todas as áreas que atuamos, com programas que ajudaram a ocupar pessoas por meio de geração de oportunidades. Tenho convicção de que nosso projeto é o único capaz de realizar a mudança que Natal precisa com a experiência que acumulamos ao longo dos últimos anos”, destacou Márcia.

Propostas

Márcia iniciou sua participação no debate destacando o projeto “Vem Pra Praça”, que visa revitalizar todas as praças da cidade e oferecer segurança, iluminação e espaços para lazer e cultura para o natalense. “Trata-se de um projeto importante que vai mudar a rotina da nossa população, que finalmente se sentirá segura para ocupar os espaços da cidade”, acrescentou.

Ao abordar o tema saúde, a tucana defendeu seu projeto de incluir um médico pediatra em cada unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) em Natal. “Precisamos investir na saúde preventiva porque não há dor maior para uma mãe do que ter um filho doente e não receber assistência. A Sociedade de Pediatria tem interesse nesse projeto e acha fundamental tratarmos a questão com a inclusão de um médico pediatra nas unidades básicas”, detalhou.

Na educação, destacou a ideia de construir em Natal as Escolas Parque, que tem como objetivo oferecer, além do tempo integral, educação complementar com atividades ligadas à arte, cultura, esporte, lazer e informática. “Investindo em educação complementar e ensino de qualidade teremos condições de reduzir os índices de violência nas regiões onde a mancha criminal é alta”, emendou.

Márcia apresentou também o projeto “Agente Escolar”, que visa melhorar o rendimento do aluno com alguma deficiência por meio da atuação de profissionais capacitados, que seriam contratados através de convênios com universidades. “Através da educação podemos transformar a realidade das pessoas que vivem em Natal”, reforçou.

Ao falar sobre segurança, a candidata reiterou que apesar de competência do Governo do Estado, este é um problema que também deve ser enfrentado pelo Executivo municipal. Defendeu a reestruturação da Guarda Municipal, que há quatro anos não recebe fardamento nem armamento, e convive até com falta de combustível para realizar a ronda diária. “Além do apoio à Guarda, iremos trabalhar com a prevenção, ocupação dos espaços públicos, investimentos no esporte, cultura e sobretudo em educação, para reduzir os índices de violência. Natal é a segunda cidade mais violenta do Brasil e é preciso que a Prefeitura cumpra sua parte e resgate a paz e tranquilidade que todos nós queremos”, concluiu.

*Da Assessoria de Imprensa da candidata Márcia Maia