Receita Federal suspende isenção tributária do Instituto Lula por “desvio de finalidade”

Santo André- SP- Brasil- 15/08/2016- Ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia durante encontro das mulheres e militantes que marca os 10 anos da lei Maria da Penha, na Casa Portugal. Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula

HK_Lula-e-Marisa-Leticia-encontro-mulheres-Santo-Andre-10-anos-lei-Maria-da-Penha_00315082016-850x498 (1)O Instituto Lula teve sua isenção tributária suspensa após a Receita Federal concluir que houve “desvio de finalidade” nas atividades da instituição entre 2011 e 2014. Como informa matéria do portal G1 desta segunda-feira (29), as principais irregularidades dizem respeito ao repasse de R$ 1,3 milhão feito para a empresa G4 Entretenimento, cujos donos são Fábio Luís, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e Fernando Bittar, dono do sítio utilizado por Lula em Atibaia.

Segundo a reportagem, o Instituto Lula deverá pagar um valor entre R$ 8 milhões e R$ 12 milhões à Receita. Para os auditores, existem indícios de que a G4 Entretenimento jamais prestou os serviços para os quais foi contratada.

Além disso, a Receita também R$ 35 milhões em doações recebidos pelo instituto, já que a maior parte deste montante veio de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Procurado pela produção da TV Globo, o Instituto Lula negou a existência dos desvios de finalidade e afirmou que vai esclarecer os fatos apontados pela Receita assim que for notificado oficialmente.

Clique aqui para ler a matéria do G1.