#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

PSDB lança candidaturas nas principais cidades do Sul

Twitter de Paula Mascarenhas

ag. paranáResponsável pelos melhores indicadores sociais do país e considerada a segunda região mais rica do Brasil, o Sul entra com grande representatividade de candidatos tucanos nas eleições municipais de 2016. Ao todo, são 5.969 candidatos filiados ao PSDB disputando os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos três estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Mesmo sendo a menor região em área territorial, é a terceira maior do país em número de habitantes e a segunda em densidade populacional, atrás somente da região Sudeste. Nas eleições de 2012, a região Sul representou aproximadamente 15% de todo o eleitorado brasileiro.

O Rio Grande do Sul conta com candidatos tucanos à prefeitura dos três principais municípios do estado. O deputado federal Nelson Marchezan concorre à prefeitura da capital, Porto Alegre.  A atual vice-prefeita de Pelotas, a professora universitária Paula Mascarenhas (PSDB), concorre à prefeitura da cidade ao lado do candidato a vice Idemar Barz (PTB).

A candidata revelou que pretende dar continuidade às conquistas iniciadas pelo atual prefeito tucano Eduardo Leite (PSDB) na área da saúde e segurança. Ela destaca as fortes raízes democráticas do PSDB e se diz otimista em relação à atuação do partido nas eleições deste ano.

“O PSDB oferece para quem quer fazer política, para quem ainda se dispõe a trabalhar para transformar uma perspectiva histórica de um partido que já transformou, que já mudou a história do Brasil. O PSDB não é um partido de discursos, e sim, de ações.  Nós temos gente séria”, destacou.

Em Canoas, município que possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do Rio Grande do Sul, o candidato tucano é Filipe Martini (PSDB), que divide a chapa com o Roberto Feijó (DEM), postulante a vice. Juntos, eles assumiram o compromisso de modernizar a gestão do município e dar atenção especial à segurança.

“Em primeiro lugar, temos as questões da segurança e, em segundo, a saúde. Nós pretendemos trazer uma gestão pública técnica, eficiente e inovadora no que diz respeito à repressão do crime urbano. Nas questões referentes à saúde, pretendemos qualificar o sistema de tele-agendamento para otimizar a marcação das consultas e poder atender a toda a população da melhor maneira possível. Quero priorizar a gestão pública competente e governar para pessoas, e não para partidos”, disse.

Martini está esperançoso em relação ao desempenho do PSDB nas eleições deste ano. “O PSDB volta a crescer, volta a ser protagonista no país devido à atual questão política que estamos vivemos. Eu acredito que o partido vai sair bem maior do que entrou na última eleição”, acrescentou.

Paraná

A força tucana também está presente no Paraná com 2.208 candidatos na disputa eleitoral, sendo 125 pleiteando o cargo de prefeito, 88 o de vice-prefeito e 1.995 ao de vereador. Na capital Curitiba, Eduardo Pimentel (PSDB) concorre à vice-prefeitura na chapa encabeçada por Rafael Greca (PMN). A dupla está na frente da disputa pelo comando da capital paranaense, com 28% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo PR-04300/2016.

O principal compromisso de Pimentel será com a modernização do acesso à saúde pelos curitibanos. “Queremos através da tecnologia garantir maior agilidade nos atendimentos, principalmente na periferia. Pretendemos fazer também uma interlocução boa com o governador tucano Beto Richa (PSDB), para ajudar na liberação de recursos para investimento no município”, afirmou.

O candidato acredita que a sociedade está cada dia mais alinhada com os ideais do PSDB e que isso será comprovado nessas eleições. “O PSDB mostrou quando comandou o país que sabe fazer uma política boa, digna, de qualidade e de respeito. Nesse momento delicado que o Brasil vive, o povo quer de volta o jeito PSDB de governar. É nesse espírito que a gente quer entrar na vida pública’, completou.

O PSDB escolheu para disputar a prefeitura de Londrina, segunda cidade mais populosa do estado,  o candidato Valter Luiz Orsi (PSDB) – que compõe a chapa ao lado do candidato a vice-prefeito Ricardo Rezende (PSD).

Santa Catarina

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza em Santa Catarina 84 candidatos a prefeito, 87 a vice e 1.759 a vereador nos 295 municípios do estado. Para prefeito, o partido terá candidatos em duas das principais cidades do estado: o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB), em Joinville, e o atual prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), que concorre à reeleição no município. Na capital Florianópolis, o tucano João Batista (PSDB) disputa a vice-prefeitura ao lado do candidato Gean Loureiro (PMDB).

O deputado Marco Tebaldi (PSDB) listou os compromissos que assumirá com a cidade de Londrina caso seja eleito prefeito.

“Pretendo valorizar a implantação gradativa da educação em tempo integral. A ideia é manter nossos alunos o dia inteiro na escola. Vamos valorizar as atividades complementares como esporte, cultura, artes, noções de empreendedorismo e ensino da língua inglesa. Pretendo criar o programa SOS segurança. Vamos exigir do governo do estado melhorias significativas na segurança do nosso município”, explicou.

Já em Florianópolis, João Batista (PSDB) ressalta que os desafios são muitos e dá destaque à urgência de uma reforma fiscal no município. “É preciso ser eficiente nos gastos públicos, equacionar os problemas e adequá-los dentro do orçamento para não se gastar mais do que recolhe”, disse.

Para Batista, o político que não se reciclar nesse processo que o Brasil está passando está fora do cenário político. “As velhas práticas políticas, os grandes currais eleitorais [estão] caindo por terra. A sociedade, através dos meios tecnológicos, estão tendo mais acesso à informação. O povo está atento a quem irá escolher. Quando se tem um partido que anda ao lado dos anseios da sociedade, fica muito mais forte, fica muito mais fácil governar”, concluiu.