Notícias

ITV reúne especialistas e gestores para debater a economia criativa como estratégia de crescimento

itvA “economia criativa”, que engloba as atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, responde por 2,7% do PIB brasileiro e é responsável pela geração de 900 mil empregos. São profissionais das áreas de tecnologia e inovação, cultura, mídias, turismo e moda e que, de acordo com relatório produzido pela Unesco, integram uma \’importante força transformadora\’ em todo o mundo.  No caso brasileiro, mesmo com uma recessão histórica, o PIB da indústria criativa teve avanço de 70% em dez anos, praticamente o dobro dos 36,4% registrados pelo PIB nacional no mesmo período. Isso, explicam os especialistas, porque o setor tem sido capaz de oferecer respostas mais eficientes diante de adversidades.

Para debater a economia criativa como estratégia de crescimento e inserção internacional, o Instituto Teotônio Vilela (ITV-PSDB) reunirá, na próxima sexta-feira (08/07), um time de especialistas, gestores e lideranças políticas no seminário “Repensando as Cidades”.

A abertura do evento será feita pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e pelo presidente do ITV, senador José Aníbal. Fazem parte do time de palestrantes a economista Lídia Goldenstein; o especialista em políticas culturais Jordi Pardo, fundador do Nartex Barcelona; a administradora pública e economista Ana Carla Fonseca; e o administrador Guilherme Cavalcanti, um dos idealizadores do Porto Digital do Recife.

Conheça os palestrantes

Lídia Goldenstein é formada pela USP e doutora pela UNICAMP. Foi assessora econômica da presidência do BNDES e das secretarias de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Atualmente é Sócia Diretora da LGoldenstein Consultoria e Diretora da Fundação Bienal.

Jordi Pardo é mestre em administração pública pela Universidade Ramon Llull de Barcelona, diretor executivo da Fundação Pablo Casals e fundador do Nartex Barcelona, Cultura, Turismo e Desenvolvimento – consultoria voltada para projetos culturais como forma de renovação urbana e desenvolvimento local.

Ana Carla Fonseca formou-se em Administração Pública pela FGV e é também economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP.  Professora no Brasil, na Argentina e na Espanha, é diretora da Garimpo de Soluções. Venceu o Prêmio Claudia 2013 em Negócios.

Guilherme Cavalcanti é formado em administração pela UNICAP com especializações em Finanças e Capital de Risco. Atualmente é Diretor Executivo da ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia e coordenador do plano Recife 500 Anos. Foi Presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco e conselheiro do Porto Digital.

 

Serviço:

Seminário Repensando as Cidades – economia criativa como estratégia de crescimento

08/07/2016 | 08h00 às 17h00

Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo)

Programação

8h – Welcome Coffee

9h – Abertura (Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Aníbal)

10h – Palestra “Economia Criativa como Estratégia de Crescimento” – Lídia Goldenstein

11h – Palestra “Projeto Urbano, Cultura e Economia Criativa: a construção de um futuro para as pessoas” – Jordi Pardo

12h – Debates

13h – Almoço

14h30 – Palestra “Cidades que se reinventam: contexto, estratégia e resultados” – Ana Carla Fonseca

15h30 – Palestra “Porto Digital: inovando, empreendendo e transformando” – Guilherme Cavalcanti

16h30 – Debates