Notícias

BMOL recebe prêmio em concurso de Bibliotecas Acessíveis do Estado de SP

Prefeita Bel e Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, durante premiação do concurso Bibliotecas Acessíveis
Prefeita Bel e Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, durante premiação do concurso Bibliotecas Acessíveis

Prefeita Bel e Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, durante premiação do concurso Bibliotecas Acessíveis

A Prefeita Bel Lorenzetti e o Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, participaram da cerimônia de entrega de prêmios do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, ocorrida no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na quarta-feira, 29/06. A Biblioteca Municipal Origenes Lessa foi uma das 55 premiadas do Estado. O Concurso Acessibilidade em Bibliotecas foi promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin.

Por conta de sua seleção a BMOL receberá equipamentos que constam no KIT 2, que compõe computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, computador, display braile e impressora braile, habilitando a biblioteca que já é reconhecida por seu rico acervo e suas ações de estímulos à leitura, para receber ainda mais pessoas com necessidades especiais, para aproveitarem do universo da literatura.

Lençóis Paulista se inscreveu no “Concurso Bibliotecas Acessíveis” com o projeto “Acessibilidade Viva” que descreve as ações e estruturas que o município tem em relação à cultura acessível.

Confira na galeria de imagens momentos da premiação e os equipamentos recebidos clicando aqui.

O concurso

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o concurso Bibliotecas Vivas com o objetivo de selecionar projetos de bibliotecas públicas interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva capaz de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.

Os interessados elaboraram projetos destacando como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade. Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora e os vencedores receberão os equipamentos, além do treinamento necessário à sua utilização.

As bibliotecas participantes puderam optar por candidatar-se a receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) e do Kit Tipo 2 (que acrescenta ainda um display braile e impressora braile).

*Do site da Prefeitura de Lençóis Paulista