#MaisMulherNaPoliticaNotícias

Carta aberta ao presidente Temer

destaque_nota_mulherHoje, seu primeiro dia de governo, é 13 de maio, data em que se comemora a “libertação” dos escravos no Brasil, revestida de simbolismo, que acontece em um momento em que o país muda de rumo, e se renovam as esperanças de tempos melhores.

Para nós, mulheres, é dia de luta. Afinal, 128 anos depois ainda há uma enorme discriminação contra a mulher, sobretudo a mulher negra, a mais violentada, a mais agredida e a mais discriminada no mercado de trabalho.

Dito isso, não podemos entender, Senhor Presidente, a ausência de mulheres na formação do ministério de Vossa Excelência, o que pode ser entendido como um retrocesso.

Sabemos que tal decisão decorreu também da falta de indicações de nomes femininos por parte dos partidos, não sendo, portanto, algo de sua responsabilidade exclusiva.

Esperamos que na composição das equipes ministeriais as mulheres tenham o lugar que lhes foi negado na principal, assim como que as políticas públicas adotadas em relação a elas façam a diferença no governo que se inicia.

É o que esperam e reivindicam as tucanas de todo o Brasil.

Administrar o país nas atuais circunstâncias é uma tarefa árdua e como brasileiras, torcemos pelo seu sucesso, que também será nosso, mulheres, que fomos às ruas durante dois anos, para chegar onde estamos.

Senhor Presidente, chegamos ao final de uma luta que durou 13 anos, quatro meses e 12 dias. Durante todo este tempo combatemos o bom combate, nos preparamos e merecemos participar deste momento de virada. O governo de Vossa Excelência nasce sob a proteção das mulheres, seja justo com elas.

Secretariado Nacional da Mulher/PSDB