Notícias

Governo entrega casas com infiltrações e problemas estruturais no “Minha Casa, Minha Vida”

 minha-casa-minha-vida-foto-divulgacao-21-300x200A presidente Dilma Rousseff entregou há menos de um mês uma série de apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” com diversas irregularidades, como problemas elétricos, infiltrações e de estrutura. Os imóveis, localizados em diversos estados, são alvo de reclamações dos moradores que retardaram a mudança para a esperada casa própria em razão dos erros sucessivos na construção dos apartamentos, como revelou reportagem da TV Globo divulgada esta semana pelo Bom Dia Brasil.

Em um conjunto habitacional do programa localizado no Rio de Janeiro, as infiltrações e os problemas elétricos são apontados como os principais transtornos. Os apartamentos foram entregues por Dilma no dia 08 de abril, mas muitos estão alagados em razão das infiltrações – o que impediu a mudança dos novos moradores. Síndica de um dos prédios, Andrea Costa relatou à emissora que a decepção é grande entre todos os beneficiados pelo programa do governo Dilma – que é o carro-chefe da gestão da petista.

“Eu tenho medo de perder móveis porque são muitas falhas. A gente cria a expectativa de estar em um lar novo, mas chega aqui e vê essa decepção toda. É uma coisa absurda”, desabafou à TV.

Na Paraíba, o problema no “Minha Casa, Minha Vida” envolve fraudes, como casas alugadas ou vendidas ilegalmente pelas famílias beneficiadas. Alguns loteamentos também foram invadidos e outros abandonados. São mais de 600 pessoas suspeitas de participar da venda e locação ilegal dos imóveis. A investigação vai ser encaminhada para a Caixa Econômica Federal nos próximos dias.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) afirma que faltam planejamento e eficiência do governo para conduzir o programa. “São as irregularidades que marcam o governo como um todo. Temos mais uma comprovação clara de que é preciso mudar urgentemente a forma de conduzir a Presidência da República. Um assunto tão importante como esse, um programa que mereceria melhor atenção do governo federal, passando por essa precariedade no final das contas.”

Pouco menos de uma semana do possível afastamento do cargo de presidente, Dilma Rousseff assinou a contratação de 25 mil novos imóveis em mais uma etapa do programa habitacional, mesmo com uma série de problemas encontrados nos já entregues à população. Para o deputado Pedro Cunha Lima, o governo não está preocupado com a qualidade das residências, mas sim em anunciar medidas populistas.

“Mais do que acelerar essa entrega seria necessário garantir a boa qualidade e o melhor uso do programa. Então, você vê uma inversão dos valores. Ao invés de garantir a eficiência e a melhor condução, não. Você tem uma irregularidade enorme e uma falta de prioridade no que é essencial. Ao invés disso, vai fazendo a coisa de maneira não planejada e ineficiente”, afirmou.