Notícias

PGR vai pedir ao STF investigação de Dilma e Lula na Lava Jato

presidenta dilma da posse a ministros ao ex presidente lula

Brasília- DF 17-03-2016 Presidenta Dilma durante posse do ministro Lula e outros ministros.Foto Lula Marques/Agência PT

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhará um pedido de abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Também serão investigados o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marcelo Navarro.

Os procuradores avaliam que já existem elementos suficientes contra Dilma que justificam um inquérito para identificar se ela atuou com o objetivo de obstruir as investigações do esquema de corrupção da Petrobras ou cometeu o crime de prevaricação.

Segundo matéria publicada nesta terça-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo, a base para as investigações será a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e o parecer enviado pela Procuradoria ao STF defendendo que a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil seja anulada.

Os procuradores consideram que a indicação de Lula à Casa Civil fez parte das ações do governo para atrapalhar o andamento das investigações e para  retirar da alçada do juiz Sergio Moro a condução das investigações que envolvem Lula, garantindo-lhe o direito ao foro privilegiado.

A posse de Lula continua suspensa por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes.

Agora, os procuradores trabalham em como será feita uma eventual divisão das investigações sobre o petista na Lava Jato, avaliando o que deve ficar no STF e o que deve ser repassado para a Justiça do Paraná.

A expectativa é de que esse pedido de inquérito seja apresentado nas próximas semanas ao STF.