BibliotecaDicas da semanafeminismolivrossala de leiturasociedades igualitárias

Livro: “Gênero: Uma Perspectiva Global”, de Raewin Connel e Rebecca Pearse

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Resenha: Como podemos compreender o gênero no mundo contemporâneo? Que diferenças psicológicas existem hoje entre mulheres e homens? Como as masculinidades e feminilidades são produzidas? E qual a relação entre as questões de gênero e preocupações globalizadas como a mudança ambiental e a reestruturação econômica?

Raewyn Connell, uma das acadêmicas mais importantes do mundo nesse campo, aqui se junta com Rebecca Pearse para responder essas e outras questões. O livro oferece uma introdução acessível aos estudos modernos de gênero, cobrindo pesquisas empíricas de todas as partes do mundo, além de teoria e política. Assim como introduz o campo, as autoras fornecem um poderoso arcabouço contemporâneo para a análise do tema, com atenção especial forte às questões globais, destacando o caráter multidimensional das relações, as pontes entre a vida pessoal a estruturas organizacionais de larga escala, e apontam como as políticas de gênero se transformam em situações de mudança. Gênero é uma produção acadêmica engajada que se move da experiência pessoal em direção a problemas globais, oferecendo uma perspectiva única sobre as questões de gênero da atualidade.

Sobre as autoras: Raewyn Connell é professora universitária na Universidade de Sydney (Austrália). É uma pesquisadora de renome internacional nos campos de estudo de gênero e sexualidade. Entre seus trabalhos anteriores estão Masculinities, Gender and Power, Making the Difference e Southern Theory (não publicados no Brasil). Rebecca Pearse é assistente de pesquisa na Universidade de Sydney.

FICHA TÉCNICA:
Autoras: Raewyn Connell e Rebecca Pearse
ISBN: 978-85-8444-063-4
Páginas: 336
Formato: 14 X 21 cm