
O Dia das Mães no Brasil promete ser magro. Com dificuldades para pagar as contas, os brasileiros pretendem economizar nos presentes e nas comemorações. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança do consumidor voltou a cair em abril. A preocupação com o orçamento levou o indicador a cair 2,7 pontos na comparação com março. O Dia das Mães é a segunda principal data do varejo, atrás apenas do Natal.
Segundo matéria publicada nesta quarta-feira (27) pelo jornal Correio Braziliense, o comércio está sob alerta. Com as vendas em queda desde o ano passado, a expectativa é que a atividade siga no vermelho. A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de queda de 4,1% nas vendas em comparação com a mesma data do ano anterior. Se confirmado, este será o pior resultado desde que a CNC passou a estimar o dado, em 2004.
Outro indicador que aponta a crise no setor é o índice de satisfação do consumidor com as finanças. Segundo a CNC, o número caiu 4,1 pontos entre março e abril. As expectativas para o futuro também não são boas. O indicador que mede o grau de otimismo com a situação financeira nos próximos seis meses despencou 8,9 pontos.