Caravana “Na Estrada pela Cidadania” do Tucanafro percorre Zona da Mata na próxima semana

caravana_TucanafroDepois de passar por 11 municípios do Sul de Minas no início de abril, a caravana “Na Estrada pela Cidadania”, programa do Secretariado da Militância Negra do PSDB de Minas Gerais (Tucanafro-MG), desembarca nos próximos dias na Zona da Mata.

Entre os dias 18 e 23 de abril, a caravana visitará 12 municípios da região, onde serão realizados eventos de posse de diretorias locais do secretariado de 21 cidades: Juiz de Fora, Além Paraíba, Leopoldina, Cataguases, Viçosa, Ervália, Canaã, Coimbra, Paula Cândida, Muriaé, Ubá, Visconde do Rio Branco, Guidoval, Espera Feliz, São Geraldo, Carangola, Manhuaçu, Manhumirim, Matipó, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. Em Juiz de Fora, por exemplo, a presidência da diretoria local será assumida pelo músico Daniel Augusto Campos, coordenador da ONG Afrolata, que trabalha com inserção social na região. Durante os eventos, também serão lançadas pré-candidaturas de militantes do Tucanafro às eleições municipais de 2016.

O programa tem como objetivo principal expandir a atuação do Tucanafro no interior do Estado, com a criação de diretorias locais no maior número de municípios. “Nossa intenção é que a criação dessas diretorias locais fortaleça a luta pelos direitos dos negros no Estado e também que impulsionem o lançamento de militantes do Tucanafro como candidatos a prefeito e vereador no maior número de cidades mineiras nas eleições deste ano”, informa o presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, que participará da caravana e visitará duas importantes comunidades quilombolas: “Ribeirão Preto” (zona rural de Guidoval) e “Córrego do Meio”, em Airões (distrito de Viçosa).

Eixos de atuação

O programa “Na Estrada pela Cidadania” tem três eixos principais de atuação:

– Firmar com os pré-candidatos a prefeito do PSDB o compromisso de criar em suas gestões mecanismos governamentais para a promoção da igualdade racial e combate ao preconceito, por meio da criação de secretarias municipais de promoção da igualdade racial ou outros setores especializados;

– Comprometer os candidatos e candidatas a vereador do Tucanafro a criarem nas Câmaras Municipais de suas respectivas cidades a Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial;

– Promover através dos Tucanafros a criação dos Conselhos Municipais da Igualdade Racial em seus municípios.

Confira a programação:

Tucanafro_programacaocaravana