Notícias

Prefeitura entrega 34 novos carros para programa combate à malária em Manaus

novosveiculoscomal-2A partir desta segunda-feira, 28, as ações de combate à malária ganharam reforço na capital com a entrega de 34 novos veículos adaptados para a borrifação de inseticida. A entrega das 24 caminhonetes e 10 motofogs (motocicletas que utilizam tecnologia norte-americana para fazer a borrifação) foi feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) em solenidade realizada no Centro Cultural Palácio Rio Branco, localizado na região central.

A aquisição do material estava prevista no “Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Malária em Manaus para 2016”, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cuja apresentação aconteceu em novembro do ano passado.

“Reconheço com muita humildade que, neste caso, recebemos recursos do Governo Federal para reforçar as ações já realizadas pelo Município. É sempre muito bom recebermos ajuda para enfrentar os múltiplos problemas que fazem mal ao povo de Manaus”, destacou o prefeito.

O Distrito de Saúde (Disa) Leste receberá dez caminhonetes e cinco motofogs. O Disa Rural, nove caminhonetes e cinco motofogs e o Disa Oeste, duas caminhonetes. Os demais veículos serão entregues, um para cada local, ao Laboratório Central de Controle de Qualidade do Diagnóstico da Malária, Núcleo de Entomologia, que faz a avaliação da infestação de mosquitos, bem como ao Núcleo Central de Controle da Malária. A distribuição dos veículos por área considerou os locais onde há o maior índice de ocorrência da doença.

“É um complemento para a nossa estrutura, uma vez que os números de malária demonstram um crescimento que era esperado, então não podemos baixar a guarda. Essas motos e esses carros vão facilitar o trabalho para que por volta dos meses de maio e junho tenhamos o efeito da redução com as ações implementadas agora”, explicou o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão.

Controle da Malária

O Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Malária em Manaus para 2016 envolve prioritariamente 70 localidades que concentraram 90% das notificações de casos no Município, no período de janeiro a setembro de 2015. Das 1.070 comunidades cadastradas, 400 apresentaram notificações, sendo que 20 delas representam 50% dos casos. Cinco são áreas de invasão como, por exemplo, a Coliseu, Jefferson Peres, José Melo e Abelha.

*Do portal da prefeitura de Manaus