Em menos de quatro meses de governo, Mauricio Macri melhora credibilidade da Argentina

mauricio_macriApesar de ter assumido o governo argentino há menos de quatro meses, o presidente Mauricio Macri já conseguiu colocar em prática uma série de medidas que devolveram ao país a credibilidade no cenário internacional e trouxeram uma maior estabilidade à economia. Após os 12 anos do kirchnerismo, gestão que mergulhou a Argentina em um cenário de altos índices de desemprego, inflação galopante e excessivo controle sobre a economia, o país começa a dar os primeiros passos em direção a um novo modelo de administração.

Na área econômica, destacam-se as políticas de redução de impostos implantadas pela gestão de Macri. A mais comemorada delas foi o fim dos impostos à exportação de trigo, sorgo e milho, além da redução do imposto para a exportação de soja, um dos principais produtos agrícolas do país. Amplamente celebrada pelos agricultores locais, a medida fez com que a Argentina batesse recordes de exportação de trigo para os Estados Unidos nas duas primeiras semanas do ano.

Além dos avanços na economia, a gestão de Macri vem se diferenciando dos governos de Néstor e Cristina Kirchner na questão diplomática. Depois de se distanciar dos regimes antidemocráticos bolivarianos como o do venezuelano Nicolás Maduro, o novo presidente argentino tem buscado uma maior aproximação com os Estados Unidos, a Europa e o Brasil. Um dos principais exemplos desta postura foi a presença de Macri no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, em janeiro. A Argentina não mandava um representante ao evento há 12 anos.

O novo direcionamento da política externa argentina já rendeu, inclusive, elogios do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O líder norte-americano afirmou que a Argentina “está retomando seu papel de líder na região e no mundo” e lamentou o fato de ter apenas nove meses de governo simultâneo ao de Macri.