Notícias

Aloysio Nunes rebate presidentes latino-americanos contrários ao impeachment de Dilma

aloysio_interna54Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) repudiou nesta terça-feira (22) as declarações dos presidentes da Bolívia, Equador e Venezuela em defesa da presidente Dilma Rousseff. Evo Morales, Rafael Correa e Nicolás Maduro se manifestaram esta semana contra o processo de impeachment da presidente e classificaram de “golpe” a possibilidade de Dilma deixar o comando do país.

“Repudio as declarações dos presidentes da Bolívia, Equador e Venezuela, que incorrem em grave ingerência em assuntos internos do Brasil ao difamar como ‘tentativa de golpe’ e ‘um novo plano Condor’ o processo de impeachment, em curso ao amparo da Constituição Federal de 1988 no Congresso Nacional,  e a operação Lava Jato, realizada ao amparo das leis do país pelo Ministério Público, a Polícia Federal e o Poder Judiciário da União”, afirmou o senador.

Segundo Aloysio Nunes, a mobilização popular e pacífica em defesa da democracia no Brasil, que tomou conta das ruas de todo o país, “aterroriza tiranetes bolivarianos que há muito demoliram as instituições democráticas de seus países, humilhando e subordinando como meros acessórios o que alguma vez foram os poderes Judiciário e Legislativo”.

“Aferram-se ao poder, restringindo a liberdade de imprensa e ignorando a crescente insatisfação popular com suas manobras de eternização de projetos autoritários”, criticou o senador.

O tucano disse que, ao contrário dos países comandados pelos três presidentes, no Brasil existe democracia e liberdade de imprensa. “Saibam esses fac-símiles dos ‘líderes supremos’ que tantas vezes infelicitaram estas terras que, no Brasil, as instituições democráticas estão plenamente vigentes, a imprensa é livre e existem garantias plenas à atuação independente e apartidária do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal.”

Aloysio Nunes afirmou ainda que o povo brasileiro se insurgiu contra o “mar de lama em que chafurdam os atuais inquilinos do Planalto”, por isso tem certeza de que o impeachment da presidente Dilma será aprovado pelo Congresso brasileiro.

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo senador Aloysio Nunes Ferreira.

Nota de repúdio a declarações dos Presidentes da Bolívia, Venezuela e Equador

Repudio as declarações dos Presidentes da Bolívia, Equador e Venezuela, que incorrem em grave ingerência em assuntos internos do Brasil ao difamar como “tentativa de golpe” e “um novo plano Condor” o processo de impeachment, em curso ao amparo da Constituição Federal de 1988 no Congresso Nacional, e a operação Lava Jato, realizada ao amparo das leis do País pelo Ministério Público, a Polícia Federal e o Poder Judiciário da União.

A mobilização popular e pacífica em defesa da democracia que tomou conta das ruas no Brasil aterroriza tiranetes bolivarianos que há muito demoliram as instituições democráticas de seus países, humilhando e subordinando como meros acessórios o que alguma vez foram os poderes judiciário e legislativo. Aferram-se ao poder, restringindo a liberdade de imprensa e ignorando a crescente insatisfação popular com suas manobras de eternização de projetos autoritários.

Saibam esses fac-símiles dos “líderes supremos” que tantas vezes infelicitaram estas terras que, no Brasil, as instituições democráticas estão plenamente vigentes, a imprensa é livre e existem garantias plenas à atuação independente e apartidária do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal.

O povo brasileiro se insurge contra o mar de lama em que chafurdam os atuais inquilinos do Planalto.

Tenho a certeza de que o impeachment, recurso constitucional de última instância que resgata a soberania do povo brasileiro das garras de quem exerce o poder executivo para fins espúrios, tirará o Brasil do desgoverno moral, político e econômico que o assombra.

Aloysio Nunes Ferreira
Senador (PSDB-SP) e Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado