Notícias

Governo Dilma: Recessão deve ser a pior da história do Brasil

dilma_e_lula_0 (1)A recessão econômica instalada no Brasil pelo governo da presidente Dilma Rousseff pode se tornar, até o fim do ano, a pior já medida com precisão no país. De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o ciclo de contração da atividade econômica, iniciado em meados de 2014, no primeiro mandato da petista, já completou sete trimestres. A previsão dos analistas de mercado é de que, até o fim deste ano, a economia do país terá encolhido 8,7%, num total de 11 trimestres consecutivos de retração.

O PlB brasileiro começou a ser calculado em 1947 e há dados oficiais para o desempenho trimestral desde 1980. De acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira (14), nos últimos 36 anos, a recessão mais longa durou 11 trimestres, entre 1989 e 1992, quando o PIB caiu 7,7%. A mais intensa, de nove trimestres, entre 1981 e 1983, levou a economia a encolher 8,5%.

Segundo o jornal, os dados disponíveis indicam que os recordes da crise atual podem abranger um intervalo de tempo ainda maior. Recessões agudas e prolongadas são raras no país, mas em geral sempre associadas à reviravolta do mercado externo, ao choque econômico doméstico ou à grave crise política. É o que acontece neste momento quando mais de 6 milhões de brasileiros foram às ruas das principais cidades dos 27 estados e do Distrito Federal neste último domingo (13) para pedir a saída de Dilma Rousseff da Presidência e protestar contra a corrupção registrada nos 13 anos de gestão petista. Domingo foi um dia histórico para o país, o maior ato público já registrado no Brasil, superando as manifestações das “Diretas já” e em favor do impeachment de Fernando Collor.