‘Vai ter gorda na praia sim’: ato em Maceió questiona padrões de beleza

Mulheres foram à praia de Jatiúca para cobrar o fim do preconceito.
Vestindo biquíni ou maiô, elas ressaltavam importância da autoestima.

Do G1 AL

evento_vai_ter_gorda_na_praia_ocorre_neste_domingo_na_praia_de_jatiuca_em_maceio

Evento Vai Ter Gorda na Praia ocorre neste domingo na praia de Jatiúca, em Maceió (Foto: Marcio Chagas/G1)

‘Vai ter gorda na praia sim’, este foi o nome do evento que aconteceu pela primeira vez em Maceió, neste domingo (28), na praia de Jatiúca. O objetivo do movimento é reforçar a autoestima de mulheres que, segundo as organizadoras, sofrem por estarem fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Uma das organizadoras do movimento, Thaysa Vanessa, explicou o motivo do movimento. “Não há padrão para ser feliz. Por isso estamos aqui, para levantar o nosso astral de mulheres que são reprimidas e sofrem preconceitos. Queremos mostrar que sim, elas podem ir à praia sem medo e vergonha de nada”.

A ideia da criação do evento aqui no estado veio após a notícia de que havia gente lutando pelos mesmos ideiais. “Tivemos a ideia de realizar esse evento depois de ver outros estados fazendo o mesmo, é importante acabar com o preconceito que existe”, disse.

Thaysa ainda explicou que além de buscarem acabar com o preconceito, as participantes da ação reclamam da falta de opção no vestuário. “Não há muita opção, e as roupas que encontramos são muito caras, ainda é muito dificil encontrar roupa nos nossos números”, disse Thaysa ao explicar as dificuldades encontradas no cotidiano.

*Publicado originalmente no site G1, edição de 28 de fevereiro.