Mesquita sedia encontro do PSDB Mulher

Foto: Marco Canosa

Publicada por: Marco Canosa

A ex-deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Duque de Caxias, Andréia Zito (Foto: Renato Ferreira)

Evento comemora os 84 anos do direito feminino ao voto

Mesquita saiu na frente na comemoração pela conquista feminina ao direito de votar, que no próximo dia 24 completa 84 anos. Na manhã deste sábado (20), o PSDB Mulher realizou um encontro, em parceria com o empresário Jorge Miranda, pré-candidato do partido à prefeitura do município.

O evento conta com a participação de nomes importantes do partido, como a presidente do PSDB Mulher Nacional e ex-ministra da Mulher, Solange Jurema,e a presidente do PSDB Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Tiana Azevedo, e a ex-deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Duque de Caxias, Andréia Zito. O Rio é o estado onde o número de mulheres filiadas ao PSDB é maior que o de homens.

Além das comemorações pelo direito da mulher ao voto, o evento também vai discutir questões relacionadas à violência contra a mulher. Segundo dados divulgados no Dossiê Mulher 2015, os municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita lideram o ranking de violência doméstica do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram 13.067 casos registrados em 2014.

Só em Mesquita, onde vivem 89.689 mulheres segundo dados IBGE/2010, 1.922 já sofreram algum tipo de violência. Dentre elas, 667 foram vítimas de agressões físicas e sete foram mortas por seus companheiros ou ex-companheiros.