AgendaNotícias

PSDB Mulher RJ e PSDB de Mesquita comemoram neste sábado 84 anos de Conquista do Voto Feminino no Brasil

84 anos do voto feminino Brasil em MesquitaO PSDB Mulher do Rio de Janeiro saiu na frente das comemorações dos 84 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorados no próximo dia 24 de fevereiro, promovendo um evento, em parceria com p presidente do PSDB de Mesquita e pré-candidato tucano à prefeitura do município, o empresário Jorge Miranda, neste sábado, dia 20 de fevereiro, de 9h às 13h. O objetivo é estimular a participação da mulher no processo político-eleitoral e construir candidaturas competitivas em 2016.

“A Baixada Fluminense é uma região com baixo IDH e a mulher, infelizmente, sempre sofre as consequências da ausência do poder público. É preciso, que juntos apresentemos soluções para que as mulheres tenham esperança de um futuro melhor. Tudo registrado, com data, para ser incluído em plano de governo. Pode me cobrar!” disse Miranda, que reservou o número 85 da Rua Mercúrio 85, no Centro da cidade, para o encontro.

Na ocasião, estarão presentes, a presidente do PSDB Mulher Nacional, Solange Jurema, a presidente de honra do PSDB Mulher Nacional e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e o presidente da Executiva Estadual do PSDB, deputado Otavio Leite. Foram convidados também lideranças e pré-candidatos tucanos de toda a Baixada Fluminense e de outros municípios, como São Gonçalo, Maricá, Niterói, Cabo Frio e Cachoeira de Macacu.

 

Presidente do PSDB Mulher RJ, Tiana Azevedo tem planos para a participação feminina na Baixada

Tiana Azevedo e Aécio Neves Foto: George Gianni/PSDB

Tiana Azevedo e Aécio Neves Foto: George Gianni/PSDB

O objetivo do evento é discutir a participação da mulher nas eleições de 2016, estimulando candidaturas femininas com chances de vitória. E sinalizar a organização do PSDB Mulher no âmbito da cidade de Mesquita, como já fizeram Duque de Caixas e Queimados. Outros municípios da Baixada Fluminense, como São João de Meriti e Nova Iguaçu, também manifestaram interesse em montar o secretariado.

A presidente do PSDB Mulher do Estado do Rio, Tiana Azevedo, que trabalhou com afinco para que o “Encontro de Mulheres” acontecesse neste dia 20, vem trabalhando para fazer o número de secretariados crescerem. Segundo ela, a meta é chegar às eleições deste ano com o segmento montado em pelo menos 30% dos 92 municípios fluminenses. Ela lembra que o Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros em que existem mais mulheres do que homens filiados ao PSDB. Os demais são Acre, Brasília e Roraima.

“ Na história dos 84 anos do voto feminino no Brasil, essa é a primeira vez que as mulheres têm seu voto computado em dobro. Hoje temos um peso sem precedentes no processo eleitoral. As eleições de 2016 serão, talvez, as mais difíceis dos últimos tempos, tendo em vista a atual legislação já em vigor. O “Encontro de Mulheres” que será realizado em Mesquita, RJ, no dia 20 de fevereiro tem por objetivo conscientizar homens e mulheres de que as eleições só acontecerão se o espaço for compartilhado por todos os gêneros. As mulheres querem, de fato, ocupar seu lugar e exercer cada vez melhor a sua parte na História. Não há mais espaço e muito menos queremos o papel de figurante nas eleições”, comenta Tiana.

Orientação para candidaturas

O PSDB Mulher procura estimular a participação feminina no processo político-eleitoral e nas instâncias de poder e, para isso, se preocupa em preparar candidaturas competitivas. Durante o evento de sábado, o secretariado irá distribuir material informativo sobre bandeiras sugeridas de campanha às possíveis candidatas; orientações sobre o que pode ou não fazer um vereador; e informações sobre violência doméstica e mecanismos de denúncia, um dos temas que mais interessam a quem segue na luta pela defesa das mulheres.

Venha participar e fazer esse movimento crescer!

Serviço

Evento: 84 anos de voto feminino no Brasil

PSDB Mesquita, e PSDB Mulher do Rio de Janeiro

Data e hora: próximo sábado, dia 20, das 9h às 13h.

Local: Rua Mercúrio 85, no Centro de Mesquita.

*Brasília, com informações do site do PSDB do Rio de Janeiro