AgendaNotícias

Germana Diniz: opção pela melhoria da qualidade de vida do povo de Princesa Isabel

Foto: Arquivo Pessoal

Germana Diniz é, desde 23 de novembro de 2015, a nova prefeita de Princesa Isabel, na Paraíba, em substituição ao ex-prefeito tucano, Dr. Sidney Oliveira. Empenhada em desempenhar uma gestão eficiente, apesar dos grandes desafios que o sertão paraibano apresenta, a nova administradora aceitou conversar com o PSDB Mulher Nacional.

Vice-prefeita, como foi o trabalho realizado pela sua gestão nos últimos anos?

Enfrentamos diversas dificuldades por sermos um município pequeno e localizado no alto Sertão da Paraíba. Temos problemas com a falta d’água e os recursos financeiros que chegam não são suficientes para elaborarmos novas políticas públicas voltadas à população. Avalio a nossa gestão como vitoriosa por conseguirmos manter os atendimentos básicos nas áreas da saúde e educação, além da garantia da água por meio de um programa de contratação de carros pipa.

Quais programas foram adotados e os resultados alcançados para atender as demandas das mulheres em seu município?

A gestão adotou diversos programas que beneficiaram diretamente nossas mulheres. Na área da saúde priorizamos a realização de
consultas e exames para detecção de possíveis doenças, antecipando assim diagnósticos que salvaram diversas vidas. Abrimos espaços de lazer e educação física, muito utilizados por idosas que buscam melhoria da qualidade de vida. Também temos uma assistência cuidadosa com as nossas gestantes, onde realizamos todo o acompanhamento da gestação, principalmente neste momento em que vivemos um surto de microcefalia, tendo a Paraíba como o segundo Estado com mais casos. Esses são apenas
algumas de nossas ações para as mulheres que no nosso governo tem uma atenção muito especial.

A senhora percebeu uma mudança na percepção do papel da mulher, na sociedade local?

Sim, principalmente no nosso município. A cada eleição aumenta o número de mulheres candidatas a cargos públicos. Acredito que elas estão entendendo que tem um papel fundamental na sociedade e que para se construir novas conquistas é necessária a participação no processo eleitoral. Aqui no nosso município temos o nosso cargo de vice-prefeita ocupado por mim e a presidência da Câmara Municipal também ocupada por uma mulher. É fato que as mulheres estão entendendo ser fundamental participar da política para conseguir mudar e desenvolver ações que melhorem a vida da população.

Que balanço a senhora faz dessa experiência como vice-prefeita?

Sabemos que o cargo de vice, seja qual for, nos limita um pouco a adotarmos algumas ações, mas na nossa gestão pudemos apresentar ideias para melhoria da qualidade de vida do nosso povo e que foram adotadas prontamente pelo prefeito. É bom saber que podemos contribuir com a administração municipal e ver o resultado disso na melhoria da
qualidade de vida do nosso povo.

A senhora pretende ser candidata de novo e a que cargo?

Nesse momento não. Projetos profissionais me impedem neste momento de participar de novas eleições, mas futuramente, podemos repensar o nosso retorno para a vida pública.