ArtigosImprensa

“SINE CERA”, por Regina Lacerda

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

A palavra SINCERIDADE tem uma relação com escultores romanos que esculpiam estátuas de mármore. Quando algumas apresentavam um pequeno defeito como trincas ou uma imperfeição simples da confecção, os desonestos cobriam com uma cera especial com objetivo de ocultar os defeitos de modo que os compradores não percebessem.

Com o passar do tempo e a exposição, a cera não era capaz de ocultar os defeitos e a fraude era descoberta. Daí os escultores honestos marcavam suas obras com a expressão SINE CERA ou seja, perfeitas, sem defeitos escondidos.

Outra versão aponta que artesãos romanos fabricavam vasos de cera. Quando esta era de excelente qualidade, pura, o vaso possuía uma transparência que possibilitava ver o que tinha dentro. Eram muito apreciados e considerados como vasos que pareciam não ter cera, SINE CERA.

Independente da versão, todos sabemos o que é SINCERIDADE na prática e também quando somos ou não SINCEROS. O problema é que, frequentemente, somos provocados por diversas circunstâncias a agirmos com uma máscara, sem transparência.

figura22Desde as tribunas até as atividades empresariais e nos relacionamentos, a cultura privilegia o engano, a trapaça, a insinceridade. Terminamos por ter pessoas, negócios, empresas e políticos que agem com desonestidade, enganando, fraudando, burlando e até mesmo roubando.

No momento em que vemos um país devastado por mentiras, falsidades, desvios milionários de dinheiro de empresas públicas, contratos falsificados, empresários presos e políticos desonestos, precisamos refletir sobre nossa conduta.

Um bom padrão a ser adotado é o princípio cristão registrado em Filipenses 2:15: “Para que sejam irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeçam como astros no mundo”. Todos nós, enquanto pessoas, empresas e principalmente os representantes que elegemos na política, se queremos ter uma vida, um país bem sucedido, próspero e com oportunidades para todos, precisamos ser sinceros, “sine cera”, em todas as nossas atitudes e relacionamentos.

*Regina Lacerda é empresária na área de seguros e 1ª Secretária do PSDB Mulher DF