Notícias

Nova fase da Lava Jato: PF prende pecuarista amigo de Lula em Brasília

bumlaiO empresário e pecuarista amigo de Lula José Carlos Bumlai foi preso nesta terça-feira (24) em Brasília. A prisão preventiva faz parte da 21ª fase da Operação Lava Jato. Ele será levado para a Superintendência da PF, em Curitiba, conforme matéria publicada nesta manhã pelo portal G1.

Bumlai iria prestar esclarecimentos à CPI do BNDES, nesta terça-feira, sobre suspeitas de tráfico de influência e favorecimento em contratos firmados pelo banco. Ele tinha acesso livre ao gabinete de Lula durante os oito anos em que o petista foi presidente e se conheceram por meio do ex-governador do Mato Grosso do Sul Zeca do PT.

Um dos delatores da Operação Lava Jato, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, afirmou em depoimento ao Ministério Público Federal que repassou R$ 2 milhões a Bumlai referente a uma comissão a que o pecuarista teria direito por, supostamente, pedir a intermediação de Lula em uma negociação particular envolvendo a nora do ex-presidente. Bumlai se defendeu afirmando que não repassou os R$ 2 milhões, desmentindo Fernando Baiano.
O advogado Arnaldo Malheiros Filho, que defende o empresário e pecuarista, disse que a prisão do cliente foi uma surpresa. A defesa afirmou que ainda está se inteirando dos fatos que motivaram a prisão.

Além de prender Bumlai, a PF fez buscas no quarto dele, à procura de provas como documentos e computadores. Dois filhos dele são alvo de condução coercitiva, quando a pessoa é convocada a depor e depois é liberada. Também foram realizadas buscas na casa de Bumlai, em Campo Grande (MS).