Sem categoria

Em Manaus, Carreta da Mulher oferece atendimento na Semed

carretamulhersemed-2Até o dia 17 de outubro, a Carreta da Mulher estará no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, para levar atendimento preventivo às servidoras municipais. A ação é alusiva ao Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação disponibiliza exames de mamografia, ultrassonografia, transvaginal, abdominal total, mamária, vias urinárias, pélvica e tireoide.

 

De acordo com a gerente de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, Lúcia Regina, serão disponibilizados 40 exames de mamografia e 50 exames de ultrassonografias por dia. Os atendimentos serão realizados de 8h às 16h e as fichas serão entregues a partir de 8h15, por ordem de chegada.

 

“São 20 exames de mamografia pela manhã e 20 pela parte da tarde. Os exames de ultrassonografia serão 25 pela manhã e 25 à tarde. Para os exames de mamografia, as mulheres que tiverem mais de 40 anos não precisam de pedido médico, mas quem tiver menos de 40 anos precisa do encaminhamento do profissional para poder ser atendido na Carreta da Mulher”, orientou.

 

“Para os demais exames, as mulheres também precisam do encaminhamento do profissional. Não é só pelo Outubro Rosa, mas nós como secretaria de educação nos preocupamos com a saúde do servidor de modo geral, em especial com as mulheres neste mês”, salientou Lúcia.

 

Para a servidora do setor de Cadastro Funcional da Semed, Waldemarina Silva do Nascimento, a ação é importante para que as mulheres tenham a oportunidade de se prevenir. “É muito importante, pois podemos nos prevenir de uma doença pior e esta ação facilita o nosso atendimento”, destacou.

 

Os dias de atendimento incluem os sábados dia 10 e dia 17. Para realizar os exames, as mulheres precisam levar o RG, CPF e o Cartão do SUS. Caso não tenha o cartão do SUS, a paciente deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitá-lo. Para a servidora Francisca Cleide Gonçalves, poder ter o atendimento no local de trabalho economiza tempo e garante a saúde em dia.

 

“Acho maravilhosa essa iniciativa que já funciona há alguns anos na Semed. Facilita a vida das servidoras para realizar os exames preventivos e, principalmente, o da mama. Às vezes, você não consegue marcar consulta, seu plano de saúde não tem o especialista que você precisa, tem que faltar pra poder ir ao medico e, de repente, vem a carreta que você só precisa sair da sala para ser atendida e já sai com a certeza de que sua saúde está normal ou anormal”, ressaltou a servidora.

 Da Prefeitura de Manaus