Notícias

FHC diz a jornal Les Echos que Brasil embarcou em projeto megalomaníaco

Foto: PSDB
Foto: PSDB

Foto: PSDB

Em sua edição impressa desta segunda-feira (21), o diário econômico francês Les Echos descreve a situação no Brasil como uma crise confusa e de final imprevisível. “A tensão política cresce com os pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff num contexto de verdadeiro desastre econômico”, afirma em manchete interna o jornal francês.

O Les Echos afirma que a recessão no Brasil vai durar provavelmente mais do que dois anos. O endividamento vai aumentar porque o governo, sem credibilidade alguma perante a opinião pública, não consegue aprovar as medidas de ajuste fiscal no Congresso, aprofundando os déficits.

“O real está em queda livre, tendo perdido 50% de seu valor diante do dólar desde o início do ano”, uma crise que é explicada pela falta de confiança nas políticas do governo, segundo André Perfeito, chefe-economista da corretora Gradual, entrevistado pela reportagem.

FHC diz que Brasil está falido

O Les Echos também entrevistou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em busca de respostas para entender como a situação no país se degradou em um intervalo tão curto de tempo.

Fernando Henrique descreve a situação do Brasil como “calamitosa”. O peessedebista diz estar preocupado com a desorganização do sistema institucional brasileiro, “por falta de orientação clara do governo”. Ele afirma que o “zigue-zague de opiniões e propostas nas últimas semanas desorganizaram não só o governo, mas também a oposição”.

Clique AQUI para ler a íntegra.