Notícias

Nota – PSDB repudia condenação de líder opositor na Venezuela

logo-600x400Brasília – 11/09/15

O PSDB repudia a sentença contra o líder opositor venezuelano Leopoldo López, condenado a 13 anos, 9 meses, 7 dias e 12 horas por suposta incitação à violência.

Recentemente, missão oficial de senadores brasileiros, que integramos ao lado do senador Aloysio Nunes e outros líderes da oposição, foi impedida de visitar Leopoldo López, numa atitude inaceitável de hostilidade contra o Parlamento brasileiro.

A sentença, proferida por um judiciário sabidamente submisso aos desígnios do governo Nicolas Maduro, torna cada vez mais distante a perspectiva de que as eleições legislativas, marcadas para dezembro próximo, venham a ocorrer dentro de um ambiente institucional democrático.

É inaceitável que o governo brasileiro se mantenha indiferente à situação da Venezuela e de López.

O Protocolo de Ushuaia do Mercosul e a Carta Democrática da OEA estabelecem procedimentos e penalidades contra governos que enveredam pela senda do desrespeito aos princípios democrático e aos direitos humanos. E é isso que vem claramente ocorrendo na Venezuela.

O PSDB se solidariza com a esposa de Leopoldo, Lilian, sua mãe Antonieta e com todos aqueles que lutam por uma Venezuela democrática e próspera.