Notícias

Mariana Carvalho defende políticas públicas voltadas para os jovens

19363345695_f3a6946f2f_k-300x199A Câmara realizou, nesta terça-feira (18), Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.  A deputada Mariana Carvalho (RO) representou o PSDB na celebração e destacou o empenho dos jovens brasileiros na luta pela construção de um país melhor.

A parlamentar destacou a importância do debate em torno de pautas prioritárias para a juventude e ressaltou que é preciso estabelecer políticas públicas vigorosas para contemplar essa parcela da sociedade.

O Dia Nacional da Juventude foi instituído com o objetivo de promover a discussão e reflexão de temas prioritários para a população jovem. “A realização dessa sessão solene é um sinal de que essa Casa permanece atenta e disposta a manter em discussão a pauta levantada por essa importante parcela de brasileiros”, destacou Mariana ao parabenizar o deputado Wilson Filho (PTB-PB), que tomou a iniciativa de realizar a homenagem.

A deputada relembrou sua trajetória política e de militância no PSDB. “Hoje represento a juventude nessa casa pelo PSDB, mas tive oportunidade de entrar para a política por meio da juventude, aos 16 anos, quando me filiei ao partido. Ali eu percebi a carência dos jovens preocupados com o voto, a partir daí eu comecei a fazer os movimentos e motivar a juventude a tirar o título e participar da política”, contou Mariana, que foi eleita vereadora aos 21 anos, concorreu à prefeitura de Porto Velho aos 25 e foi eleita deputada federal aos 27.

Na avaliação de Mariana, uma nação só consegue prosperar se preparar as novas gerações para os desafios. Nesse sentido, ressaltou que educação de qualidade, lazer, cultura, transporte, segurança e combate às drogas são temas que não podem ser guiados por políticas incipientes e desarticuladas. “Nossos jovens merecem respeito. Temos que fazer valer o que está no Estatuto da Juventude para que participem ativamente da vida social do país, onde vão criar seus filhos”, disse.

Segundo Mariana, é perceptível que a insatisfação e a desesperança têm avolumando nacionalmente, mas que há uma grande massa jovem disposta a discutir os problemas do país e participar na busca por soluções, como tem se observado desde os protestos de 2013.

A tucana lamentou que o governo do PT tenha criado um ambiente tão desfavorável aos jovens brasileiros. Conforme pontuou, a crise econômica deflagrada por este governo desastroso tem agravado a situação dos que buscam o primeiro emprego ou tentam levar adiante o sonho empreendedor.  “Os postos de trabalho estão mais escassos. Para os jovens faltam oportunidades e sobram portas fechadas. A oferta de cursos profissionalizantes e cursos superiores aumentou, mas a qualidade, em muitas vezes, é deplorável”, apontou.

Mariana lamentou ainda pela escalada da violência e a proliferação das drogas, que têm feito dos jovens suas maiores vítimas. A parlamentar aproveitou a homenagem para que conclamar os jovens brasileiros a se engajarem cada vez mais na política e buscarem união para construir um futuro melhor.

*Do PSDB na Câmara