Notícias

“Aécio é hoje a liderança das oposições no Brasil”, destaca Terezinha Nunes

Terezinha Nunes e Judite Botafogo do PSDB-Mulher PE
Terezinha Nunes e Judite Botafogo do PSDB-Mulher PE

Terezinha Nunes e Judite Botafogo do PSDB-Mulher PE

Recife (PE) – Em entrevista à rádio Folha de Pernambuco, nesta segunda (6), a presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes, falou sobre a convenção nacional que reconduziu, neste domingo (5), o senador Aécio Neves à presidência do partido.

Para a tucana, nunca o partido realizou um encontro com tanta animação e participação de todos os segmentos representados na legenda, principalmente os das mulheres e jovens.

A forma como foi reeleito presidente e diante dos discursos proferidos na convenção – inclusive dos representantes de outros partidos – Terezinhaentende que não há dúvida de que o senador Aécio Neves é hoje “a liderança das oposições no Brasil”. Posto que o credencia, entre outros fatores, a ser o nome do PSDB para a próxima disputa presidencial.

A tucana ressalta, entretanto, que o PSDB dispõe de muitos quadros relevantes que podem levar a legenda a resolver a questão eleitoral através do instrumento da prévia, previsto no estatuto do partido. Acredita que o PSDB está preparado para uma eventual disputa interna mas aposta que o entendimento partidário deve prevalecer.

Abaixo, íntegra da entrevista:

Clima da convenção

O clima foi excelente. Nunca tinha visto uma convenção do PSDB tão animada, tão participativa, com a presença expressiva de mulheres e jovens. O que demonstra que o partido aposta nesses segmentos da sociedade para crescer cada vez mais. Isso, inclusive, ficou patente nas decisões tomadas pela executiva nacional, pelo presidente Aécio Neves, de incluir 8 mulheres na executiva e designar uma deputada federal para a vice-presidência. Foi algo muito festejado na convenção.

Aécio é o nome do partido

É natural que Aécio seja o nosso candidato à presidência, pelo recall, por representar um estado importante como Minas, isso o credencia como grande liderança para aglutinar o partido inteiro. Hoje Aécio é o nome do PSDB. Temos que esperar se outros postulantes se colocarão. Nesse caso, o PSDB tem no estatuto a prévia partidária. A gente tem que considerar esse ponto. Mas hoje não resta dúvida de que Aécio é um nome muito forte, que tem apoio enorme de todos os segmentos, jovem, mulheres, negros, diversidade, o setor sindicalista, todos se inclinam para o apoio a Aécio. Todos os partidos que se fizeram representados na convenção estão em torno de Aécio. Aécio hoje representa a liderança das oposições no Brasil.

Prévia no PSDB 

O PSDB tem grandes quadros, nomes relevantes. Eu acredito que se o partido optar por uma prévia sairá muito bem dela. Porque é um partido que respeita muito as pessoas. É hoje o partido mais preparado, inclusive para uma prévia. Não acredito que haja problemas se isso ocorrer. Mas claro que se chegarmos ao entendimento é melhor. Mas não tenho medo da prévia. Acho até que o partido sairá mais unido.

Dilma é despreparada para a política

O que se coloca em relação às mulheres é que Dilma, em sendo mulher, nos representa. Mas não é isso que se verifica no país em qualquer pesquisa que se faça. Ela não tem o apoio das mulheres brasileiras porque não se conduziu corretamente na presidência. Nós continuamos lutando para ter mulheres nos mais altos cargos do país. Mas mulheres preparadas, mulheres que tenham ao longo da vida participado de outras experiências, ocupado outros cargos, para se credenciar. Dilma foi colocada por Lula de bandeja. Ela não está preparada. Não é nem do ponto de vista intelectual, econômico, ela não está preparada para a política. O que se diz de Dilma, além de todos os problemas, é que ela não tem condições de atuar politicamente. Ela não gosta. Presidência da República não pode ser para inexperientes. Fica parecendo que Dilma não dando certo, mulher não dá certo. Não é verdade. Dilma não foi preparada para isso.

Nova executiva

A nossa participação na executiva demonstra um apreço do partido, do presidente Aécio Neves, por Pernambuco. Ele nos conhece pelo nome e decidiu reforçar o PSDB de Pernambuco. Isso é uma expressão de que o Estado terá voz no partido.

*Da Assessoria do PSDB-PE