Bancada feminina na Câmara dos Deputados diminui cota para garantir espaço no Legislativo

Bancada feminina vai propor emenda alternativa para garantir reserva de representaçãoOrlando Brito/ObritoNews/Fato Online

A bancada feminina na Câmara lançará nesta terça-feira (16) uma nova ofensiva para tentar aprovar a cota para mulheres no Legislativo. Sob a perspectiva de ver derrotada a emenda que prevê o espaço mínimo de 20% das cadeiras nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados nas próximas três legislaturas, deputadas resolveram apresentar uma nova versão da emenda para conseguir os 308 votos necessários para a aprovação. O texto completo será divulgado hoje às 11h.

Na semana passada, o Fato Online mostrou que a cota de 20% no Legislativo para mulheres divide os partidos e as bancadas na Câmara. Para deputados contrários ao espaço reservado para as candidatas, podem ocorrer novas distorções nas eleições. Por isso, na última quinta-feira (11), a emenda acabou não sendo votada em plenário. Deputadas pediram o adiamento da apreciação com receio de o tema cair. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), então, resolveu deixar a análise para hoje.