Nancy Ferruzzi Thame é eleita presidente do PSDB Mulher SP em Encontro Estadual

SONY DSC
Com o governador Geraldo Alckmin, Nancy reforça a parceria do Secretariado com o Governo do Estado em favor das políticas de gênero

PSDB-Mulher Estadual elegeu, neste domingo (14/06), a nova Executiva Estadual que comandará o Secretariado nos próximos dois anos. Nancy Ferruzzi Thame, que exercia interinamente a presidência desde o início de 2015 foi a eleita com 109 votos, por unanimidade, sendo reconduzida por escolha da maioria de mulheres à presidência. “Estou feliz e grata por este reconhecimento e enxergo um desafio maior nesta conquista por espaço para a mulher na política, a adesão dos homens a esta causa, tanto no partido quanto no Congresso Nacional, no parlamento estadual”, declarou a presidente. A Chapa 1, liderada por Nancy Thame tem representantes de diferentes regiões do estado, o que demonstra a capilaridade defendida pela presidente anterior, Almira Garms e por Nancy Thame. Tanto que, no pronunciamento feito no auditório Franco Montoro, onde aconteceram as atividades do PSDB Mulher SP, durante a Convenção Estadual do partido, a presidente eleita fez questão de chamar as vereadoras e prefeitas presentes, dirigentes de diretórios e secretariados para o trabalho coletivo. Nancy disse que o Secretariado é uma voz de todas as mulheres e que, mesmo as que não integram a Executiva Estadual estão convidadas a trabalharem unidas ao grupo.
Na abertura da programação do domingo, as mulheres em caravanas vindas de várias cidades paulistas foram recepcionadas no hall da Assembleia Legislativa de São Paulo com uma faixa de seis metros que dizia “Partido com mulher faz política para todos”. Antes da sala de votação, uma pausa para as fotos, para receber o material de balanço da gestão anterior, que trazia ações e resultados de 2013 a 2015, com registros de fatos importantes, como as campanha eleitorais de 2014, que tiveram a relevante contribuição das mulheres nos comitês de Geraldo Alckmin e de Aécio Neves em São Paulo, a representação em eventos mundiais como o da ONU, em Nova Iorque, a adesão a campanhas nacionais por mais mulher na política e os Encontros Regionais. Aliás, a exibição do vídeo deste balanço emocionou a platéia do auditório, com as imagens dos cursos e atividades motivacionais destes encontros de onde resultou a maior mobilização já alcançada pelo PSDB Mulher no estado, mais de duas mil mulheres, em 2013, o que hoje chega a mais de 12 mil em todo o estado, conforme o Secretariado da Mulher. “É preciso enfrentamento e ousadia para conquistarem o espaço que lhes cabe e, mais uma vez, reforço que é necessário quem está na política saber o que isso significa. A política de nada serve, se não mudar a vida das pessoas que mais precisam para melhor”, discursou o deputado Federal Mendes Thame, apoiador da causa de gênero no partido e no Congresso Nacional. José Aníbal também falou da importância da mulher no partido e na sociedade, citou Mandela, fez um discurso breve e certeiro. “Não se pode discutir e fazer nada hoje sem a participação da mulher porque a sua presença atuante é fato em todos os segmentos da sociedade”, afirmou. O presidente eleito para o novo comando do Diretório Estadual do PSDB, Pedro Tobias também foi ao auditório onde as mulheres realizavam o Encontro Estadual oferecer sue apoio e o espaço ao Secretariado em sua gestão. “No meu mandato as mulheres estarão mais presentes ainda, terão todo espaço”, disse ao mencionar a esposa, Juliana Tobias, presente e atuante no Secretariado da Mulher de São Paulo.

O vídeo de balanço da gestão compartilhada entre Almira Garms e Nancy Thame trazia testemunhais de mulheres em cargos eletivos, como a vereadora Tieza Marques, de Araçatuba. No encontro de ontem, Tieza valorizou as conquistas do Secretariado da Mulher para todas as que defendem a causa de gênero e a igualdade, bandeiras históricas do PSDB Mulher, desde quando o então governador Franco Montoro criou o Conselho da Mulher no estado, de quando dona Ruth Cardoso tornou esse movimento nacional, por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, que deu origem a atual Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. “Se hoje estamos aqui, é porque um dia outras estiveram por esta luta. Na política, diferentemente do que acontece nas relações sociais, os homens não levantam de suas cadeiras para nos ceder o lugar. Acontece que no parlamento, diferentemente de um restaurante, a quantidade de cadeiras não aumenta, as pessoas não levantarão após o seu tempo ali, então a cota para mulheres tem de ser cumprida, sim e os homens terão de levantar-se para ceder lugar às mulheres em nome do equilíbrio dos parlamentos e da democracia, 50% para mulheres, 50% para homens”, argumentou a vereadora. A presidente eleita, Nancy Ferruzzi Thame relembrou momentos de convenções passadas, nas quais as mulheres do PSDB Nacional tiveram de “arrombar as portas” para ocuparem seu espaço no partido. Ela defende a cota de 30% como mecanismo de acesso das mulheres às Executivas dos partidos e também nos parlamentos, porque acredita que somente com iguais condições de disputar os cargos eletivos as mulheres chegarão às instâncias de decisão.
Confira a composição da nova Executiva do PSDB Mulher São Paulo

COORDENADORA REL. MULTIPARTIDÁRIAS
(OPCIONAL) Patrícia Vieira Juliani
OUVIDORA