Notícias

Síndrome de Burnout será tema de audiência pública na Câmara a pedido de Geovânia

Deputada eleita Geovânia de Sá
Deputada eleita Geovânia de Sá

Deputada eleita Geovânia de Sá

A Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico relacionado ao trabalho e precedido de esgotamento físico e mental intenso, será tema de audiência pública na Comissão de Seguridade Social solicitada pela deputada Geovânia de Sá (SC).

A tucana explica que a síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso, como professores, policiais, enfermeiros, agentes penitenciários entre outros. Os sintomas mais expressivos são: fadiga, distúrbios de sono, dores musculares, enxaquecas, problemas respiratórios, cardiovasculares e gastrointestinais

“Trata-se de tema importante e que necessita de um maior aprofundamento para conscientização da população sobre a importância do tratamento nos estágios iniciais. Muitas vezes os sintomas são confundidos com o de depressão e dificulta o tratamento que deve ser feito através de um trabalho multidisciplinar”, explica a parlamentar.

Serão convidados o médico Drauzio Varella, a psicóloga Ana Maria Teresa Benevides-Pereira, o médico Sérgio Roberto de Lucca e o Diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional-DPSSO do Ministério da Previdência Social, Marco Antônio Gomes Pérez.

*Da redação do PSDBnaCâmara