Cartilha de Goiânia traz dicas de prevenção contra a violência doméstica

Foto: George Gianni/PSDB

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Goiânia lançou uma cartilha com dicas para que mulheres se previnam contra atos de violência praticados pelos próprios maridos ou namorados – clique aqui para ler a versão virtual. Ao todo, são 17 conselhos divididos em três partes que ilustram situações em que o relacionamento começa a seguir por atitudes agressivas e quais as medidas a serem tomadas nesses casos (confira a lista abaixo).

“A intenção dessa cartilha é chamar a pessoa para reflexão. Ela aponta determinados comportamentos e características que são fáceis de visualizar e trazer para sua via pessoal”, diz a vereadora Cristina Lopes (PSDB), presidente da comissão.

A parlamentar conta que já viveu o drama na pele, pois foi agredida por um ex-namorado há 29 anos, quando ainda vivia no Paraná. Após ter parte do corpo queimado por conta de ciúmes, ela se recuperou e formou-se em fisioterapia com especialização no tratamento de queimaduras para ajudar outras vítimas do mesmo problema.

E os casos de violência doméstica estão cada vez mais comuns em Goiás. Nos três primeiros meses deste ano, a Polícia Civil registrou quase 2 mil denúncias, sendo mais de 150 vítimas somente em Goiânia.

Para ler a íntegra clique AQUI.