ImprensaNotícias

SP presta homenagem para mulheres por 60 anos de presença na Polícia Militar do estado

Hoje são aproximadamente 10 mil mulheres entre soldados, cabos, sargentos e oficiais
Hoje são aproximadamente 10 mil mulheres entre soldados, cabos, sargentos e oficiais

Hoje são aproximadamente 10 mil mulheres entre soldados, cabos, sargentos e oficiais

A Polícia Militar de São Paulo ganhou nesta quarta-feira (27/05) 2.614 novos soldados de 2ª classe que irão reforçar o efetivo da corporação e o patrulhamento nas ruas de todo o Estado. Para a capital serão destinados 1.548 PMs, para a Grande São Paulo outros 436 e para o interior 630 novos policiais. “É uma formação absolutamente rigorosa a da Polícia Militar de São Paulo. Para se ter uma ideia é um dos concursos mais disputados do país. São quase 25 candidatos para cada uma das vagas, e após isso um ano de intenso treinamento físico, treinamento de policiamento, treinamento intelectual, aulas, e após esse ano nós temos a grande satisfação de formar 2.614 novos soldados”, disse o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

Durante a formatura, as mulheres que se formaram foram homenageadas pela corporação. “Completando um ciclo, que foi dia 12 de maio os 60 anos da presença feminina na Polícia Militar de SP. Hoje temos aproximadamente 10 mil mulheres entre soldados, cabos, sargentos e oficiais. Nosso efetivo de mulheres é maior que o efetivo total de muitos estados na Federação, o que mostra a grande participação das mulheres no Estado de São Paulo”, destacou o secretário.

O concurso público que selecionou os soldados teve 57.212 inscritos. Do total de formandos, 2.123 são homens e 491 mulheres. Os policiais passaram por 1.516 horas de aula, distribuídas ao longo de um ano de curso de formação na Escola Superior de Soldados da Polícia Militar (ESSd). Os policiais que passam pela ESSd se formam no curso superior de técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

 

Reforço de efetivo

Incluindo a turma de formandos, o Governo do Estado contratou, desde 2011, 16.023 novos policiais militares. Também estão em formação 3.442 futuros PMs. Do total, 2.865 são soldados e 577 alunos oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Nesta quinta-feira, 28, mais 2.914 alunos iniciam curso na ESSd.

 

Do site do PSDB-Mulher SP