Opinião

Seguridade social debaterá proposta que cria Programa de Teleassistência ao Idoso

sheridan-rr-300x300-300x300Foi aprovada, nesta quarta-feira (13), requerimento da deputada federal Shéridan (PSDB-RR) no qual a parlamentar pede a realização de audiência pública para debater o Programa de Teleassistência ao Idoso (PL 7179/14). O projeto é de autoria do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC) e relatado pela tucana na Comissão de Seguridade Social e família, onde acontecerá o debate.

Pela proposta, o programa consistirá na instalação de um aparelho para comunicação de emergências na residência do idoso, conectado à linha telefônica e à rede de energia elétrica. Sempre que estiver em situação de perigo, risco emergencial e social, ou necessite de atendimento à saúde, o idoso deverá acionar um botão que enviará sinal de alerta à central de atendimento, que deverá funcionar 24 horas. A central entrará em contato com o idoso e com as pessoas mais próximas a ele. Caso necessário, acionará também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com Shéridan, o Brasil possui cerca de 18 milhões de idosos, ou seja, 12% da população, e a previsão é que nos próximos vinte anos essa população exceda os 30 milhões. “Diante dessa estatística do IBGE, torna-se imperativo pensar em políticas públicas que beneficiem efetivamente esse segmento da população, oferecendo-lhes acesso facilitado à saúde e à qualidade de vida”, justifica a deputada. Segundo ela, a proposta de Tebaldi busca uma solução eficaz para problemas enfrentados pelos idosos e por isso a audiência é necessária.

Serão convidados o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto.

*Do portal do PSDB na Câmara