BibliotecaDicas da semanalivrossaúde

“A Doçura do Mundo”, por Thrity Umrigar

A DoçuraO Brasil está envelhecendo e não sabe como tratar sua população idosa. Pensando nisso a redação do PSDB-Mulher Nacional indica, nesta semana, “A Doçura do Mundo”, de Thrity Umrigar, uma excelente escritora indiana, radicada nos Estados Unidos, que já apareceu por aqui com seu romance mais famoso: “A Distância Entre Nós”.

“A Doçura do Mundo”, escrito em 2007 e editado no Brasil pela Nova Fronteira, conta a história de Tehmina Sethna que, após perder seu marido, passa por  momento de grande sofrimento e fragilidade.

Para sair um pouco do ambiente em que viveu com Rustom, Tehmina aceita o convite de seu filho Sorab, para passar um tempo com ele em Ohio, nos Estados Unidos, país onde vive e constituiu família, casando com Susan e tendo um filho, Cavas.

O livro narra o desembarque sofrido de Tehmina no que parece ser uma perfeita família americana, a rejeição de sua nora e sua incapacidade de adaptação a uma cultura tão diferente da sua. O que poderia ser um recomeço é abalado pela tensão do ambiente na casa, a solidão sentida por Tehmina.  Nem o convite feito pelo filho, para que more definitivamente com ele, alivia sua dor, dividida que fica entre as saudades que sente de Bombaim e a vontade de começar uma nova vida.

Tudo começa a mudar quando Tehmina, enquanto luta para sobreviver, presta atenção nas duas crianças da casa ao lado e percebe que são maltratadas por uma mãe relapsa e negligente. Ao tentar ajuda-los, rompe as barreiras entre as duas culturas.

Um belo livro, que fala sobre superação, terceira idade e o universo feminino.

*Com informações de www.saraiva.com.br