Sem categoria

Manaus: Rede municipal de ensino participa do projeto ‘Escola Vai ao Teatro’

projescteatro-2Cerca de mil alunos da Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira assistirão peças teatrais gratuitas, no Teatro Manauara, no período de 11 de março a 16 de abril. Nesta quarta-feira, 11, os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da unidade viram a encenação de ‘Quero ser Grande’, pela Companhia Artcena. Nos outros dias serão abordados temas como: malefícios das drogas, dia mundial do teatro, saúde e dia do índio.

 

A ação faz parte do projeto ‘Escola Vai ao Teatro’ realizado pelo próprio Teatro Manauara e apoiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

 

A diretora da escola, Elizangela Brandão, destacou que ações como esta promovem o acesso à cultura para as crianças e tem retorno com o ganho pedagógico. De acordo com ela, o aprendizado de forma lúdica torna a aula mais prazerosa. “A proposta de trazer os alunos para prestigiarem atividades artísticas fora da escola ajuda a contextualizar o conteúdo de diversas áreas do conhecimento. As artes cênicas são usadas como recurso didático e pedagógico”, afirmou.

 

O estudante Allan Pontes, 9, disse que esta foi a primeira ida dele ao teatro e achou interessante, porque conseguiu aprender de uma forma divertida. Ele falou, ainda, que pedirá aos pais para o levarem ao teatro mais vezes. “Eu gostei muito da peça. Eu aprendi que quando a gente é criança a gente pode aproveitar muito. Eu quero ser criança para sempre”.

 

Para a estudante Letícia Macedo, 8, a ida ao teatro também serviu para estimular o sonho de ser artista quando crescer. “Quero ser artista, fazer cinema ou teatro”.

 

O Projeto

O ‘Escola Vai ao Teatro’ funciona há dois anos e viabiliza o acesso de alunos de escolas públicas ao teatro, formando novas plateias e fomentando o desenvolvimento cultural da cidade de Manaus, conforme a produtora do Teatro Manauara, Carolina Bim. A produtora destacou, ainda, que foram escolhidos temas relevantes para a educação, formação e desenvolvimento dos alunos da rede pública de Manaus. “Esse projeto é voltado só para as escolas municipais e estaduais, porque sabemos que muitas dessas crianças não teriam condições de estar no teatro. A ideia é conseguir fazer o casamento entre escola e teatro, que normalmente é muito difícil de acontecer”, explicou.

Da prefeitura de Manaus