Notícias

Será difícil tirar o Brasil do atoleiro, adverte ‘The Economist’

dinheiro_0Brasília (DF) – A revista britânica “The Economist” estampou na capa da edição latino-americana desta quinta-feira (26) o título “O atoleiro do Brasil”. A ilustração traz uma passista de escola de samba envolta por uma gosma verde. O editorial da revista afirmou que a economia brasileira está uma “bagunça” e que será difícil para o governo tirar o país do atoleiro.

De acordo com a reportagem do Estado de S. Paulo de hoje, a publicação apontou que o desafio é o maior desde o início de 1990. A revista destacou que o Brasil entrou em estagnação em 2013, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou apenas 2,3%.

Segundo o texto, escapar desse atoleiro “seria difícil mesmo para uma grande liderança política”. “Dilma, no entanto, é fraca. Ela ganhou a eleição por pequena margem e sua base política está se desintegrando”, completou.

A Economist ressaltou ainda que a presidente “pintou um quadro rosa” durante a campanha e afirmou que conquistas como o emprego, aumento da renda e benefícios sociais seriam ameaçados pela ”oposição neoliberal”.

O editorial apontou também que o país caminha para entrar em uma forte recessão, com inflação alta apertando salários e comprometendo ainda mais o pagamento de dívidas.

Clique AQUI para ler a matéria completa