Dia da conquista do voto feminino: São Paulo e o PSDB fazem história no Brasil

Ruth CardosoNeste dia 24 de fevereiro, o Brasil celebra um marco da luta feminista e São Paulo escreve capítulos relevantes na história das conquistas pelos direitos da mulher no Brasil.

O início da década de 1980 marcou a institucionalização da atenção ao gênero, em instâncias de discussão e de criação de políticas públicas que respondessem às necessidades deste segmento da sociedade.

Foi nos governos de Franco Montoro e de Fernando Henrique Cardoso que se consolidaram respectivamente o Conselho de Direitos da Mulher e o que hoje é a atual Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

Quando FHC foi presidente do Brasil, dona Ruth Cardoso materializou uma revolução do que seria o papel até então convencionado às primeiras-damas. A antropóloga promoveu uma cruzada contra a fome no país e aproximou do governo os movimentos de mulheres organizadas nos mais longínquos cantos do Brasil.

Desde aquele 1º de janeiro de 1995, Ruth Cardoso protagonizou feitos inéditos por uma mulher de presidente, fazendo do  Comunidade Solidária o mais abrangente  programa social, e colocando o Brasil nas pautas globais por justiça social e sustentabilidade. As bandeiras pelos direitos maternos, contra a violência e para a maior participação da mulher na política estão presentes na trajetória do PSDB ao longo destes anos até hoje.

“Temos orgulho de lembrar nossa ousadia, em 1998, quando fundamos o PSDB-Mulher. Literalmente invadirmos a sala do Teotônio Vilela e fizemos acontecer. Eu estava lá, com Ruth e demais mulheres que defendiam as causas feministas”, relembra a ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius.

Para ela, o dia em que se celebra a conquista do direito ao voto para as mulheres é um marco para toda a sociedade. “Ainda temos um longo caminho, precisamos de pelo menos mais umas duas gerações para eliminar as desigualdades”, disse em recente curso do PSDB-Mulher Nacional, realizado em São Paulo, para a formação das novas lideranças dos estados do Sul e do Sudeste.

“Temos personagens representativas nessa trajetória das mulheres e das suas conquistas. Tanto que a atuação do Secretariado da Mulher do PSDB é focada na preparação das suas lideranças. Entendemos o empoderamento com preparo, pois sabemos que a política precisa se renovar constantemente, fundamentada em princípios e valores”, afirma a presidente do PSDB-Mulher SP, Nancy Ferruzzi Thame.

*Assessoria do PSDB-Mulher/SP