Notícias

Lúcia Vânia: Congresso reinicia trabalhos com grandes desafios

Foto: Divulgação da senadora Lúcia Vânia
Foto: Divulgação da senadora Lúcia Vânia

Foto: Divulgação da senadora Lúcia Vânia

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) afirmou, ontem, que a 55ª legislatura do Congresso Nacional se inicia em um momento de grandes desafios para o País, especialmente nas áreas econômica, social e de infraestrutura. “Existe todo o contexto de um ajuste fiscal necessário para tentar recobrar a credibilidade perdida na política do governo, e também a ameaça de uma conta muito pesada, sobretudo para os mais pobres. O Congresso Nacional tem um grande desafio que é discutir e votar o necessário ajuste fiscal, sem permitir que se rasguem compromissos assumidos com os Estados e municípios”, pondera.

Para a experiente parlamentar goiana, no contexto do ajuste fiscal, os deputados e senadores deverão se dedicar à reforma tributária, centralizada pela disputa fiscal em torno do ICMS e dos benefícios fiscais concedidos unilateralmente pelos estados. Neste sentido, a tucana apresentou ao Senado, no último ano, projeto que convalida os benefícios fiscais e financeiro-fiscais em vigor, e sobre o qual os senadores devem deliberar nos próximos meses.

Lúcia Vânia destaca ainda a grave crise energética e de disponibilidade de recursos hídricos, além da crise da Petrobras pelas quais o País está passando. “A falta de planejamento, políticas e investimentos equivocados, e a crise da Petrobras estão recaindo sobre os brasileiros, e, sobretudo, sobre os mais pobres, que já sentem os efeitos dos aumentos de tarifas, como o caso da alta da gasolina desde ontem. O reajuste da energia também já é certo. Portanto, o que os brasileiros podem e devem esperar desse novo Congresso, é o compromisso com de que sejam realizadas ações reais, que minimizem o cenário negativo que estamos vivendo”, afirma a goiana.

Entre a composição dos 513 deputados, 289 são reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 chegam à Câmara Federal pela primeira vez. Entre esses últimos, está o sobrinho da senadora Lúcia Vânia, Marcos Abrão (PPS).

* Publicado na edição desta segunda-feira (02) do jornal Diário da Manhã