Notícias

Álvaro Dias: A realidade do país se confronta com o discurso eleitoral de Dilma

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Foto: Agência Senado

Recife (PE) – Em entrevista à Rádio Folha de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (28), o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), disse que a presidente Dilma venceu a eleição no discurso, mas seu governo fracassa nas práticas que se confrontam com o que foi defendido pela petista na disputa presidencial.

“O Brasil todo desejava mudança e a Dilma incorporou esse desejo com o slogan de ‘Muda Mais’. Mas agora mostra que quer a continuidade do projeto petista de governo. Esse projeto não está dando certo, há um confronto com a realidade. Estamos verificando que há um desastre administrativo no país, o governo está colocando a mão grande no bolso do consumidor, fala em ajuste fiscal mas na verdade não reduz gastos, não elimina ministérios desnecessários. O governo ganhou a eleição no discurso”, ressaltou o senador.

Além dos deslizes do governo Dilma nas ações administrativas, Dias frisou a tentativa da petista de afastar do seu governo a responsabilidade com os sucessivos escândalos da Petrobras. Esforço este que, para o tucano, é inócuo dadas as circunstâncias em que eles ocorreram tendo exatamente o governo petista no centro das denúncias.

“Há uma tentativa de distanciar o governo da corrupção existente, especialmente no caso agora da Petrobras. E é inevitável a participação do governo nesse episódio. Desde 2009 os fatos vêm sendo denunciados pela imprensa e pela oposição e nenhuma providência foi tomada. Fica difícil o governo tirar o corpo fora. Na verdade, a corrupção está exatamente no interior do próprio governo”.

Ainda sobre o petrolão, Álvaro Dias acredita que o caso requer uma preocupação maior dos brasileiros em função das investigações que vêm ocorrendo na justiça americana. “O que deve mais procupar os brasileiros é o que está ocorrendo no exterior. Há uma investigação competente ocorrendo no exterior, em especial nos Estados Unidos. Todas as instituições encarregadas de investigar estão agindo nesse caso da Petrobras porque ela teve um braço importante nos Estados Unidos”.

“Os problemas (escândalos) já reduziram a Petrobras à metade do seu valor patrimonial. A estatal, que já foi avaliada em mais de 300 bilhões, hoje tem um patrimônio orçado em pouco mais de 100 bilhões. Nós poderíamos até contestar o malabarismo contábil, essa criatividade do governo para forjar contas para apresentar lucros, mas mesmo considerando esse lucro real, houve um retrocesso enorme. Então há uma preocupação de todos porque esse é um grande patrimônio nacional”.

*Assessoria PSDB-PE