Notícias

Teresina: Prefeito antecipa apoio para as Escolas de Samba

teresinacarnavalO desfile das escolas de samba de Teresina retornará em 2015 com mais intensidade no que depender do prefeito da capital do Piauí, Firmino Filho (PSDB). A Prefeitura conseguiu dobrar o número de participantes em relação à última edição do desfile, agora serão seis agremiações. As escolas já começaram a receber o apoio para preparar a festa. O lançamento do Carnaval de Teresina 2015 será em 15 de janeiro.

Pela programação, o desfile das escolas de samba ocorrerá na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, na Avenida Marechal Castelo Branco, a partir das 18h. A PMT também já definiu as datas dos principais eventos carnavalescos da capital.

O Corso de Teresina vai acontecer no dia 07 de fevereiro e as inscrições para as Majestades do Carnaval e para o Concurso de Marchinhas já estão abertas, na sede da FMCMC. A Escolha do Rei e Rainha será no dia 23, na AABB. O Concurso de Músicas Carnavalescas acontecerá no dia 30 de janeiro.

Interesse

Das oito escolas de samba que tinham interesse em participar da folia de momo, apenas duas desistiram, por questões pessoais, a Ziriguidum e a Unidos da Saudade. O desfile de 2015 vai contar com a presença de escolas tradicionais, como Brasa Samba, Sambão, Skindô e Mocidade Alegre do Parque Piauí, além da recém estreante Unidos da Santana e da novata Galo Tricolor.

De acordo com os próprios presidentes de escolas, o grande obstáculo para a realização dos desfiles sempre foi a demora na definição e liberação da ajuda financeira para as agremiações prepararem seus desfiles. Mas desta vez está sendo diferente. A Prefeitura já liberou um terço do valor no início de dezembro. A segunda parcela será liberada em janeiro e a última será paga antes do carnaval.

De acordo com Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que organiza a festa de Momo, a antecipação da receita é fundamental para o sucesso do evento.

“Diferente de outros anos, agora as escolas vão ter mais tempo para se preparar para fazer um bom desfile. A partir do próximo ano vamos melhorar ainda mais esse planejamento, realizando reuniões a partir de março. Queremos que as agremiações participem como atrações dos eventos da Prefeitura durante todo o ano, mostrando que estão presentes não somente no carnaval”, afirmou Lázaro do Piauí.

*Rede45