Notícias

Deputados criticam novas regras para concessão de benefícios e dizem que o pior está por vir

logo-600x400-300x200A decisão do governo de adotar regras mais rígidas para concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários é o prenúncio do pior que está por vir, alertaram nesta terça-feira (30) deputados do PSDB.

Anunciada ontem, a medida prevê, por exemplo, que o tempo de carência (período aquisitivo) do seguro-desemprego será de 18 meses na primeira solicitação e de 12 meses na segunda solicitação. A partir da terceira, seis meses. Atualmente, ele é somente de seis meses nas três situações citadas. No caso do abono salarial, a equipe de Dilma Rousseff elevou a carência de um mês para seis meses ininterruptos de trabalho no ano-base. O benefício será pago proporcionalmente ao tempo de trabalho, do mesmo modo que o 13º.

Segundo o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), a presidente mentiu para a população no processo eleitoral ao afirmar que não mexeria nos direitos do trabalhador “nem que a vaca tussa”. “Ao que tudo indica, a vaca tossiu ou a memória da presidente sofreu um apagão. Começam a se materializar as contradições da candidata com a presidente”, disse.

O deputado Hélio Santos (MA) chamou a decisão do governo de “irresponsabilidade e estelionato eleitoral”. “Mais uma vez, o PT está mostrando a sua cara. Pelo que percebemos, isso é só o começo do que vem pela frente, infelizmente”, afirmou.

Representantes de sindicatos de trabalhadores reagiram duramente às novidades. Além de denunciar a falta de diálogo com o Palácio do Planalto, eles afirmaram que é grande a possibilidade de novas demissões, devido ao enfraquecimento da economia.

Saco de maldades – Desde que garantiu a reeleição, Dilma não perdeu tempo e presenteou os brasileiros com medidas que contrariam as várias promessas feitas por ela em cadeia nacional de tv e rádio durante a campanha. A começar pelos juros, que, segundo a candidata, não seriam elevados. Três dias depois das eleições, o Banco Central aumentou a taxa básica de juros. Na reunião seguinte, em dezembro, voltou a subi-la. Dilma terminará seu atual mandato com a Selic em 11,75%, um ponto percentual acima do que estava quando ela assumiu o cargo.

Irritada quando a questionavam sobre o tarifaço que reservava após o pleito, a petista respondia que havia “um movimento para instaurar o pessimismo”. Onze dias depois da apuração das urnas, a Petrobras anunciou reajuste de 3% na gasolina e de 5% no diesel. Hoje, os brasileiros pagam pelos combustíveis, em média, cerca de 25% mais caro do que o preço praticado no mercado internacional.

* Da Liderança do PSDB na Câmara com informações do Instituto Teotonio Vilela – ITV

**Rede45