Notícias

Indicador considerado prévia do PIB mostra retração da economia

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Brasília – A economia brasileira recuou 0,26% em outubro na comparação com o mês anterior, e o resultado faz com que o país tenha uma retração de 0,09% no acumulado para 2014. Os dados são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado como uma prévia do PIB.

A queda surpreendeu até mesmo os operadores mais pessimistas do mercado – segundo a Agência Estado, o prognóstico médio dos analistas era de alta de 0,28%.

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) afirmou que o mau desempenho é resultado das políticas econômicas equivocadas do governo federal e do investimento frágil em infraestrutura, que poderia dinamizar o crescimento industrial.

O parlamentar contestou o fato de que, mesmo com os indicadores apontando com frequência o mau desempenho da economia, a presidente Dilma Rousseff e sua equipe não sinalizem uma redução nos gastos públicos.

“Em nenhum momento o governo fala sobre isso. Continua com os 39 ministérios, a máquina inchada, o desperdício”, disse.

Para o senador, a trajetória do PT na condução da economia sugere que o governo pense em solucionar o problema com uma medida que prejudicaria ainda mais o crescimento – o aumento da carga tributária.

“O governo dá mostras de que vai querer aumentar os impostos para resolver o problema, mexendo em tributos como a CIDE [Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, aplicada sobre os preços de combustíveis]. Se realmente for por esse caminho, é bem possível que tenhamos saudade dessa retração de 0,26%, já que o quadro pode ficar bem pior”, afirmou.