Sem categoria

Entrevista: Solange Jurema fala sobre o programa Economia Solidária

Foto: Imagem da televisão
Foto: Imagem da televisão

Foto: Imagem da televisão

Solange Jurema, presidente do PSDB Mulher Nacional e secretária de Trabalho de Maceió, esteve no Feito pra Você no dia 3, em Maceió, para falar  sobre o programa “Economia Solidária”, de empreendedorismo feminino que, quando assumiu há dois anos,  contava com apenas cinco grupos formados e hoje tem 73 em funcionamento.

Durante a entrevista, publicada no site da UOL, Solange Jurema explicou que o projeto alcança mulheres empreendedoras, que possuem habilidade diversas como: cozinhar, bordar, costurar ou artesanato, mas estão em casa, perdidas, sem saber como chegar ao mercado, sem ter como vender o que produzem. A Secretaria vai ao encontro delas e faz o trabalho de articulação, estimula o cooperativismo, orienta a divisão de lucros e a comercialização dos produtos.

Solange Jurema disse também que existe um setor que pesquisa as tendências da moda, para orientar as artesãs e fazer com que seus produtos estejam de acordo com o gosto das consumidoras. Dessa maneira, um projeto municipal que começou pequeno, divulga a produção de Maceió nos principais shoppings da cidade e transforma a vida de muitas mulheres mais carentes.

“Temos alguns casos de mulheres que estavam depressivas, por estarem sem ganhar dinheiro, sem sair de casa e hoje estão ótimas. Temos vários depoimentos de como isso mudou a vida delas. Economia solidária é um trabalho apaixonante porque vemos um retorno na vida daquelas pessoas”, destacou Solange.

Veja a íntegra aqui.