Notícias

População é retirada à força da Câmara por pressão da base de Dilma Rousseff

aecionevesplenariocamara-021214-3Aos gritos de “o Brasil virou Cuba” e “é ditadura”, cidadãos que acompanham a sessão conjunta do Congresso Nacional neste momento foram retirados à força da galeria por seguranças legislativos por ordem do presidente Renan Calheiros.

A medida extrema foi tomada após pressão da base da presidente Dilma Rousseff, que não aceita a presença da população na sessão que analisa vetos presidenciais e abre caminho para votação do projeto que livra Dilma de cumprir a meta fiscal de 2014.

Logo no início da sessão, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), protestou contra a medida, sugerindo que as senhas distribuídas e não usadas por partidos da base do governo fossem disponibilizadas para o público que ficou do lado de fora.

“Sugiro a vossa excelência que consulte o líder do PT para saber se ele aceita abrir as galerias para que o povo brasileiro aqui possa acompanhar a sessão”, protestou Aécio Neves.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) também criticou a decisão autoritária da base governista. “A democracia precisa se cumprir de maneira plena”, afirmou Sávio.

Apesar do protesto de Aécio e de outros tucanos, o pedido de abertura das galerias foi negado pela base da presidente Dilma e os cidadãos retirados à força.