Nota PSDB Mulher SP sobre votação suspensa do PLN 36

Foto: Chris Balbys/PSDB Mulher SP

O PSDB Mulher São Paulo, alinhado ao Secretariado Nacional da Mulher deste partido, repudia a forma como mulheres parlamentares e manifestantes foram tratadas ontem no Congresso, durante a análise do PLN 36/14.  A começar pelos parlamentares, que demonstraram não respeitar e aceitar a presença da mulher na política, no debate de temas de interesse público, no qual deve representar igualitariamente a sociedade. Ora, senhores, ao atacar uma parlamentar xingando-a de “vagabunda”,  se isso de fato se comprovar, demonstra-se o quanto o preconceito está ainda arraigado neste parlamento.  Demonstra o quanto desrespeita os mais de 50% votos de mulheres que compõem o eleitorado neste país e,  sobretudo,  coloca em xeque os avanços de uma nação para o pleno exercício da democracia.

A polícia “deter” uma senhora de 79 anos com uma “gravata”  é uma reação desproporcional e  condenável, que afeta o direito de participação do cidadão, neste caso, da mulher na política. Antes de tudo, senhores, pedimos respeito a todos os que estão aí para representar a sociedade. Ao comando desse governo e do parlamento, um pedido urgente de retratação e de mudança de atitude em relação aos milhões de brasileiros que os concederam esta representação.
Nancy Ferruzzi Thame, presidente do Secretariado Estadual da Mulher/PSDB SP