Notícias

El País: Corrupção na Petrobras sacode o Brasil

plataforma-petrobras11-300x180Brasília (DF) – Os graves escândalos envolvendo a Petrobras foram destaques do jornal espanhol El País do último domingo (23). A reportagem relatou as últimas denúncias de desvio de dinheiro na estatal, citando os nomes do juiz Sérgio Moro, do doleiro Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, entre outros.

De acordo com a publicação, “o sistema é simples, diabólico e eficaz: um acusado de corrupção reduz sua pena se delatar outros, que por sua vez podem receber o mesmo tratamento, com o que o caso se ramifica ao infinito”.

A reportagem definiu os escândaloS como “contratos forjados no valor de bilhões de reais, obras superfaturadas para a construção de refinarias, contas bancárias repentinamente esvaziadas para que não sejam congeladas, arrependidos que fazem acordos após pagar quase 100 milhões de reais, maletas com notas de dinheiro que vêm e vão, jatinhos levando somas estonteantes, um tesoureiro do PT envolvido na trama e intermediários que se entregam após passar dias foragidos da polícia”.

Segundo o El País, o nome dado à última fase da operação da Polícia Federal, Juízo Final, é “sintomático”. “Tudo no Brasil gira agora em torno desta gigantesca empresa pública e das revelações venenosas que chegam a cada manhã”.

O jornal criticou também a postura da presidente Dilma. “Enquanto isso, Rousseff, em Brasília, tenta driblar o temporal como consegue, sem aparecer muito, agarrando-se à tese que já defendeu durante a campanha, que consiste em assegurar que sob o seu mandato a corrupção é investigada e perseguida”.

Para ler a reportagem completa, clique AQUI.