Notícias

Aécio Neves: faremos um governo transformador

aecio-salvador-780x340O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, comprometeu-se, nesta quinta-feira (02/10), no Rio de Janeiro, a conduzir um governo transformador, promovendo melhorias em setores fundamentais como saúde, educação, segurança pública e economia. Aécio destacou que sua candidatura é a única que pode oferecer ao Brasil um governo honrado e eficiente pelos próximos quatro anos.

“O sentimento que eu tenho nesse instante é a gratidão a todos os brasileiros que me receberam nessa campanha. A cada um de vocês, eu reitero o que disse: acredito muito que podemos fazer um governo transformador. Eu me preparei para isso. Para fazer sua vida melhorar, melhorar a educação como fiz em Minas Gerais, levar saúde à porta de casa, fazer com que a segurança pública seja uma realidade. Vamos enfrentar todas as dificuldades que se colocam a nossa frente, mas com generosidade. Quero ser o presidente de todos os brasileiros. Para isso, peço o seu voto e seu apoio. Para garantir, pelos próximos quatro anos, um governo honrado e eficiente”, afirmou.

Segurança Pública
Em debate realizado pela TV Globo, Aécio destacou propostas na área de segurança pública, como fluxo contínuo de recursos para investimento, controle efetivo das fronteiras e a realização de parcerias com o setor privado para aprimorar o sistema prisional. Ele citou como exemplo experiências bem sucedidas de seu governo em Minas Gerais (2003-2010).

“É lamentável, chega a ser criminoso. Em quatro anos de governo da presidente Dilma, as masmorras medievais que são as penitenciárias receberam apenas 10,9% dos investimentos aprovados para o Fundo Penitenciário. A baixíssima execução do Fundo tem proibido os Estados de fazer investimentos e planejamento”, considerou.

“Vamos trazer a experiência das Parcerias Público Privadas (PPPs), em Minas Gerais, para o sistema prisional. Temos uma experiência, que são as Apacs [Associação de Proteção e Assistência aos Condenados], onde os presos de menor periculosidade fazem a própria segurança, e o índice de ressocialização de presos em Minas é hoje de 80%. O Estado tem que ser proativo, e não omisso nessa questão”, salientou.

Bons projetos
O candidato a presidente do Brasil reiterou que os bons projetos desenvolvidos pelo governo federal serão aprimorados em sua gestão. Ele citou como exemplos programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Pronatec. Os dois últimos foram concebidos com base em iniciativas já existentes em governos do PSDB.

“Aprendi muito cedo na administração pública que bons projetos devem ser aprimorados e reconhecidos, como o Bolsa Família. O Minha Casa, Minha Vida será aprimorado na faixa dos que ganham até três salários mínimos. O Pronatec foi inspirado em um projeto de Minas Gerais, as Etecs [Escolas Técnicas Estaduais]. Administração pública é isso, é reconhecer os projetos que funcionam. Esse tipo de subsídio será mantido no meu governo. O que não será mantido será o subsídio aos empresários”, ressaltou.

Economia
Na área econômica, Aécio lembrou que o Brasil só pôde crescer, ao longo dos últimos anos, amparado pelas políticas macroeconômicas de estabilidade da moeda, combate à inflação, metas e responsabilidade fiscal implementadas pelo PSDB durante o governo do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O candidato fez críticas ao sistema tributário “complexo, confuso e oneroso”, que diminui a competividade do país.

“Combatemos o PT porque temos uma visão diferente de governo. Temos um projeto e acreditamos nele. Temos uma proposta realista, exequível, que é: na primeira semana da abertura do Congresso, apresentaremos uma proposta de simplificação do sistema tributário. É o primeiro passo para permitir que os gastos correntes do governo possam se encaixar no crescimento da economia”, pontuou.

Estatais
Aécio Neves criticou ainda a má condução que o governo Dilma fez à frente de empresas públicas como a Petrobras e os Correios. “É vergonhoso o que vem acontecendo nas empresas públicas. A Petrobras vive nas páginas policiais. E agora os Correios, que estão influenciando na eleição de Minas Gerais. O que expresso é a indignação que encontrei em todo o Brasil. O PT perdeu, há muito tempo, a capacidade de governar, de apresentar ao Brasil um projeto transformador”, acrescentou.

Aécio completou dizendo que, em seu governo, “a Petrobras vai ser devolvida aos brasileiros”. “Faremos uma gestão que engrandeça a empresa, que orgulhe a população, e não o contrário. E os bancos não serão usados como cabides de empregos. O perverso aparelhamento da máquina pública é o pior lado do governo do PT”, disse Aécio.