Opinião

Feliz aniversário, Dona Ruth!

Ruth-Cardoso-Foto-Divulgacao-1-300x200.jpgBrasília (DF) – Ruth Cardoso, o espelho em que se miram de todas as tucanas, estaria completando 84 anos nesta sexta-feira (19).  É difícil imaginar o que teria produzido essa mulher extraordinária ou, como preferiu definir a jornalista Dora Kramer: incomum, se não tivesse ido embora há seis anos, serena e discretamente, como sempre preferiu viver.

Nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, Ruth Cardoso ultrapassou fronteiras e limites, indo muito além do que as mulheres de sua geração costumavam aspirar.

Doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), casada aos 23 anos com Fernando Henrique Cardoso e mãe de três filhos, Dona Ruth soube como poucas conviver com as várias facetas do feminino sem aparente angústia.

Longe de se deixar ofuscar pelo brilho de Fernando Henrique, Dona Ruth desenvolveu uma carreira acadêmica brilhante, independente da de seu marido; publicou vários livros; criou seus filhos, acompanhou o crescimento dos netos e sempre foi voz ouvida com respeito e atenção dentro do PSDB, não é pouca coisa.

Só que ela foi além; no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso criou o programa Comunidade Solidária. É sempre bom lembrar que entre os programas desenvolvidos pelo Comunidade Solidária, estão o Alfabetização Solidária, Universidade Solidária, o Comunidade Ativa e Capacitação Solidária. Programas que deram origem aos benefícios Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, embriões do Bolsa Família do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

E assim Dona Ruth Cardoso segue fazendo História e modificando a vida de milhões de brasileiros, que talvez jamais saibam o quanto devem a essa mulher especial e inteligente.

Parabéns, Dona Ruth, é um privilégio estar no mesmo PSDB que a senhora ajudou a fundar, há tantos anos!

Secretariado Nacional da Mulher/PSDB-Mulher